segunda-feira, 30 de julho de 2012

Cesat Presta Esclarecimento Sobre Vazamento da RLAM


     Foto: Petrobras

Atendendo a denúncia do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro), técnicos da diretoria de Vigilância da Saúde do Trabalhador/Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador (Divast/Cesat) realizaram inspeção na Unidade 30 da Refinaria Landulfo Alves (RLAM), a fim de averiguar a existência de vazamentos de substâncias tóxicas, em especial o benzeno. 

Segundo o coordenador de Vigilância da Saúde do Trabalhador, Alexandre Jacobina, durante a inspeção verificou-se que a empresa vem realizando operações de drenagem dos seus equipamentos (vasos, tubulações, bombas...), com o objetivo de proceder à manutenção dos mesmos, e que estas drenagens têm ocorrido sem as devidas medidas de proteção, pois as correntes contaminadas com produtos estão sendo encaminhadas para canaletas abertas, o que tem permitido a presença, no ambiente de trabalho, de vapores de n-hexano com benzeno, em concentrações que colocam em risco a saúde e a vida dos trabalhadores.

O coordenador de Vigilância da Saúde do Trabalhador ressalta que o benzeno é uma substância reconhecidamente carcinogênica e que não apresenta limite seguro de exposição, o que tem resultado em adoecimento e morte de muitos trabalhadores que acabam adquirindo câncer, inclusive com casos registrados na própria empresa.

Jacobina enfatiza que "essa situação na RLAM é inconcebível, tanto do ponto de vista técnico como ético, pois remete aos anos 90, quando os processos de steam-out na antiga Nitrocarbono eram realizados também de forma inadequada, o que propiciava a liberação de benzeno para a atmosfera em altas concentrações". O coordenador lembra ainda que foi nessa empresa que um médico foi a óbito por benzenismo.

Ele assegura que existem hoje diversas tecnologias que possibilitam a captação de vents de torres, tanque e outros equipamentos, para recuperação ou queima dos vapores contaminados com benzeno e outras muitas substâncias tóxicas presentes numa refinaria.

Fonte: Cesat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário