domingo, 29 de julho de 2012

Anvisa Atualiza Lista dos Laboratórios Habilitados na Reblas


Foto: Anvisa
Na quinta-feira passada (26/7), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou a resolução RE nº 3174/2012, que apresenta os primeiros laboratórios capacitados na nova versão da Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas).

A nova versão da Reblas, regulamentada pela RDC nº 12/2012, traz, além dos requisitos de segurança metrológica dos ensaios, as medidas exatas que os ensaios necessitam ter, os estudos que devem ser realizados pelos laboratórios reconhecidos pelo Inmetro, e a ação da vigilância sanitária sobre os riscos sanitários envolvidos no serviço analítico, conforme licença sanitária.   

Para a gerente-geral de Laboratórios de Saúde Pública da Agência, Lais Dantas, a Reblas é uma rede de laboratórios segura. “Harmonizando os critérios metrológicos e sanitários, a Anvisa disponibiliza à sociedade uma Rede de Laboratórios atualizada, capaz de oferecer serviços analíticos com a segurança e confiabilidade requeridas”, diz Dantas.

A Reblas foi criada pela Agência em 1999 para prestar serviços laboratoriais referentes a produtos sob vigilância sanitária, conforme os princípios de gestão da qualidade de análise e de boas práticas de laboratório. A rede é composta por laboratórios analíticos públicos ou privados.

A publicação da habilitação dos laboratórios e seus ensaios é atualizada permanentemente e pode ser acessada no portal da Anvisa (http://portal.anvisa.gov.br), no campo Laboratórios.

Os laboratórios habilitados pela Anvisa são capazes de oferecer serviços de interesse sanitário com qualidade, confiabilidade, segurança e rastreabilidade.

Atualmente, são quatro laboratórios habilitados na região nordeste: o Instituto de Desenvolvimento e Estudos Farmacêuticos Ltda (IDEF) e o Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado Albano Franco (CTCC), ambos na Paraíba, e o Qualiágua Laboratório e Consultoria Ltda e o laboratório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, ambos em Pernambuco.

Na área de Toxicologia, são apenas 2 no país: o laboratório da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), em Porto Alegre, e o T & E Analítica Comércio e Análises Químicas Ltda (para Agrotóxicos), em Campinas-SP.

Fonte: Anvisa. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário