sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Ciave Participa de Seminário sobre Agrotóxicos


Foi realizado na última segunda-feira, 15/10, o Seminário Estadual do Programa Nacional de Controle de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos – PARA, em Salvador-Ba. O evento foi promovido pela Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

A programação foi compreendida de duas mesas-redondas: a primeira sobre “Ações para o controle do uso de agrotóxico na Bahia”, mediada por Ita de Cácia Aguiar Cunha – diretora da Divisa; a segunda discutiu as “Ações mitigadoras de riscos no uso de agrotóxicos na Bahia”, tendo como mediadora Heloisa Rey Farza – da Gerência Geral de Toxicologia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (GGTox/Anvisa).

Esteve presente o Dr, Pedro Luiz Serafim, representante do Ministério Público do Trabalho e presidente do Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, além de representantes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), do Centro Antiveneno da Bahia (Ciave), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) e da Associação Bahiana de Supermercados (Abase), dentre outros.

A técnica da Divisa Isleide Costa apresentou os resultados do PARA no Estado no período de 2005 a 2011 e explicou a metodologia do trabalho.

Durante a sua fala, o farmacêutico-bioquímico Jucelino Nery, do Ciave, ressaltou que a população se expõe a diferentes agrotóxicos, não só através da agricultura mas também através de inseticidas de uso doméstico, medicamentos de uso veterinário e raticidas clandestinos, como é o caso do “chumbinho”. Ainda de acordo com o farmacêutico, em 2009 foram registrados na Bahia cerca de 5.000 casos de intoxicação por diferentes produtos e, destes, em torno de 21% foram por agrotóxicos (considerando os de uso agrícola, de uso doméstico e os raticidas clandestinos).

Fonte: Ciave. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário