terça-feira, 9 de outubro de 2012

CIAVE Passa a Realizar Dosagem de Vancomicina

O
  O farmacêutico Jucelino Nery coordena o laboratório do Ciave.

O laboratório de análises toxicológicas (Labtox) do Centro Antiveneno da Bahia (Ciave), localizado no Hospital Roberto Santos (HGRS), passou a dosar nessa segunda-feira (05/10) o antibiótico vancomicina no sangue, ampliando o rol de análises disponibilizadas à rede pública de saúde do Estado.

Esta análise amplia o número de dosagens hoje disponíveis, as quais incluem alguns anticonvulsivantes (fenobarbital, fenitoína, carbamazepina e ácido valpróico), o carbonato de lítio e a digoxina, que são medicamentos de “janela terapêutica" estreita, ou seja, a quantidade necessária para ser eficaz é muito próxima da quantidade que causa efeitos secundários significativos e / ou sinais de toxicidade.

O Labtox, além de realizar análises toxicológicas visando auxiliar as equipes médicas no diagnóstico e tratamento de intoxicações exógenas, realiza dosagens de medicamentos em paciente hospitalizados e ambulatoriais, como forma de contribuir para o seu uso racional, tornando a sua utilização mais efetiva e mais segura.

O farmacêutico Jucelino Nery, do Ciave, explica que a quantificação destes medicamentos no sangue permite a sua monitorização, acompanhando-se os níveis sanguíneos adequados para cada paciente, evitando-se sub-doses e a ocorrência de intoxicação, principalmente em crianças.

Jucelino Nery esclarece ainda que a “monitorização terapêutica consiste na medição de drogas específicas, a intervalos adequados, de modo a manter uma concentração relativamente constante do medicamento no sangue, a qual, para ser obtida, tem-se que levar em consideração fatores individuais como idade, estado geral de saúde, genética e a interferência de outros medicamentos em uso. Cada pessoa irá absorver, metabolizar, utilizar e eliminar as drogas em um ritmo diferente.

As orientações para encaminhamento de amostras podem ser obtidas através do contato com o próprio laboratório pelo telefone 3387-4343 (ramal 206) ou através da sua página na internet (www.saude.ba.gov.br/ciave).

Fonte: Ciave. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário