terça-feira, 18 de junho de 2013

O Ciave na Copa

O Centro Antiveneno da Bahia – CIAVE, estará funcionando em regime especial nos dias 20, 22 e 30/06, quando teremos jogos da Copa das Confederações em Salvador, tendo uma equipe de sobreaviso, além daquela que trabalha normalmente nos plantões.

O Ciave integra o Plano Operacional das Ações da Área de Saúde para o evento, ações estas que serão coordenadas pelo Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde - CIOCS de Salvador. Caberá ao Centro Antiveneno:

  • Prestação de informações sobre os riscos de exposição ao(s) produto(s) químico(s) e animais peçonhentos envolvidos em incidentes;
  • Prestação de orientações sobre condutas de redução de contaminação das vítimas expostas;
  • Prestação de orientações sobre avaliação, diagnóstico, tratamento e prognóstico das vítimas intoxicadas;
  • Realização de análises toxicológicas ou encaminhamento de amostras para a sua execução, de acordo com seu elenco de procedimentos analíticos e os estabelecidos com laboratórios parceiros;
  • Fornecimento de orientações quanto à indicação, disponibilidade e uso de antídotos / soros específicos;
  • Toxicovigilância.
Podendo atuar como ponto focal para a ação em caso de acidentes químicos, o Centro deve estar preparado para fornecer informações adequadas rapidamente nas fases agudas, com o auxílio de bases de dados que contenham informações toxicológicas sobre animais peçonhentos e produtos químicos propensos a envolvimento em acidentes na região.

A toxicovigilância, ação constante do Ciave, permite identificar a associação do incidente com a contaminação química, uma vez que em alguns casos a associação entre estes eventos não é imediatamente identificada. Nesta ação, o Centro trabalhará em sintonia com Coordenação Estadual de Vigilância às Emergências em Saúde Pública – Cevesp, também da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – Sesab.


O CIOCS em Salvador, coordenado pelo médico Ivan Paiva, está interligado aos demais Centros instalados nas outras cidades sedes da Copa das Confederações e com a central que está funcionando em Brasília. Do local, os profissionais terão capacidade de monitorar as ambulâncias e os espaços de atendimento. Os veículos de comunicação também serão monitorados, para que a cobertura ao vivo seja utilizada na antecipação de qualquer intercorrência.

Fonte: Ciave/Sesab. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário