quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Animais envenenados em desmatamento ilegal

Foto: cidadeverde.com
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União, município do Piauí, apresentou denúncias contra empresas e fazendeiros da região à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), na terça-feira (22/10). As denúncias foram feitas pelos diretores do Sindicato, Laurentino Bezerra e Cícero Marques, pela deputada Flora Izabel e o vereador José Wilson.
Segundo o Sindicato, algumas empresas e fazendeiros são responsáveis por desmatamentos ilegais e envenenamento de animais que tentam entrar nas áreas de plantio de cana-de-açúcar.
O documento entregue à Semar revela as localidades onde houve desmatamento ilegal e uso de veneno em rações em locais de plantios para matar animais que tentavam se alimentar da cana. Segundo os diretores da entidade, o uso de veneno no plantio causou a morte de centenas de animais, entre eles, porcos e urubus.
O secretário de Meio Ambiente, Dalton Macambira, e o diretor da Semar, Carlos Moura Fé, garantiram que vão providenciar a fiscalização nas regiões desmatadas e onde houver desmatamentos sem o devido licenciamento serão aplicadas multas e abertos os processos investigativos. Será apurada também a denúncia de uso de veneno.
O problema também foi discutido nesta quinta-feira, na Câmara Municipal de União, com a presença do Ministério Público, dos órgãos ambientais e da segurança pública. O vereador José Wilson, propositor da audiência, apresentou um projeto de lei que visa delimitar as áreas de monoculturas do município, para evitar que os recursos naturais sejam destruídos.
"O desmatamento em União, além de destruir a vegetação nativa, como o babaçu e outras espécies, vem associado ao uso de veneno perto das plantas para matar animais que poderiam acessar os plantios, o que é um crime muito grave e de grandes proporções, já que houve a morte de centenas de animais domésticos e silvestres”, afirmou a deputada Flora Izabel.


Fonte: Cidade Verde. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário