sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Capacitações em manejo e controle de escorpiões já apresenta resultado positivo

Técnicos da 20ª Dires, Lacen e Ciave em Vitória da Conquista
O Centro Antiveneno da Bahia (Ciave) encerra 2013 com a realização do terceiro curso de capacitação em manejo e controle de escorpiões, promovido em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública Prof. Gonçalo Moniz (Lacen). Tendo como público-alvo os técnicos de entomologia e coordenadores de vigilância epidemiológica da 20ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) e dos municípios que a integram, além dos seus agentes de combate às endemias, o evento foi realizado em Vitória da Conquista no período de 19 a 22 de novembro.
Os técnicos do Ciave e Lacen estão treinando profissionais das Dires e municípios para atuarem como multiplicadores nas regiões que atuam, visando a estruturação do programa para Controle e Manejo de Escorpiões no Estado. Uma vez habilitados através do curso, os agentes de endemias poderão desenvolver, incorporadas à sua rotina, as ações de manejo ambiental para controle de escorpiões, contribuindo para a redução do número de acidentes, bem como da sua morbi-mortalidade.
Seguindo a mesma programação que os cursos anteriores, o evento contou com aulas teóricas e práticas, abordando-se a epidemiologia dos acidentes escorpiônicos no Estado, medidas preventivas e primeiros socorros neste tipo de acidente,  sistemática e taxonomia das espécies de escorpiões de importância médica, monitoramento dos fatores de risco do contato da população humana com o agente do acidente, morfologia, ecologia e comportamento desses animais, técnicas de coleta, acondicionamento, manejo e fluxo dos escorpiões.
As Dires priorizadas foram aquelas que apresentaram uma maior frequência de casos, tendo sido contemplados este ano a 20ª Dires–Vitória da Conquista, a 24ª Dires–Caetité, a 26ª Dires–Santa Maria da Vitória e a 30ª Dires–Guanambi. O programa terá continuidade em 2014, contemplando as demais Dires.
Como parte dos resultados positivos desses treinamentos, diversos espécimes capturados pelos profissionais treinados têm sido encaminhados ao Lacen para identificação.
De acordo com o Ciave, a Bahia registrou a ocorrência de 5.074 casos de acidente escorpiônico no primeiro semestre de 2013, com 15 óbitos. A regional de Vitória da Conquista, por sua vez, foi a terceira em notificações deste tipo de agravo, com 451 ocorrências notificadas através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o que equivale a 8,9% de todos os casos notificados no Estado por este tipo de agravo.
Algumas espécies de escorpiões, em decorrência da sua grande capacidade de adaptação aos ambientes alterados pelo homem, tem se proliferado nas áreas urbanas. Em decorrência das alterações climáticas, em algumas regiões, eles têm se apresentado ativos durante todo o ano. Nos períodos com forte calor e de chuvas frequentes, os escorpiões saem dos esconderijos em busca de alimento, situação esta que aumenta o risco de acidentes.
Medidas simples podem reduzir a sua ocorrência próxima dos domicílios como manter  limpos quintais e jardins; não acumular folhas secas e lixo domiciliar; acondicionar o lixo em sacos plásticos ou  outros  recipientes apropriados e fechados; não jogar lixo em terrenos baldios; manter os terrenos baldios limpos; evitar a formação de ambientes favoráveis ao abrigo de escorpiões, como acúmulo de materiais de construção, entulhos e pedaços de madeira; rebocar paredes e muros para que não apresentem vãos ou frestas, dentre outras. Nos casos de acidentes, a vítima deve procurar um hospital o mais rápido possível.

Fonte: Ciave. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário