quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Divast e Ciave realizam Curso de Toxicologia dos Agrotóxicos em Barreiras

A Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador - Divast/Suvisa e o Centro Antiveneno da Bahia - Ciave/SAS, em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Barreiras (Cerest-Barreiras), promoveram na Região Oeste da Bahia o Curso de Toxicologia dos Agrotóxicos, com o objetivo de capacitar / atualizar os médicos e enfermeiros do Hospital do Oeste e Samu de Barreiras, além da equipe de enfermagem, da vigilância em saúde e outros profissionais da rede básica e hospitalar dos municípios da 25ª Dires.

O curso foi realizado no auditório do Hospital do Oeste, em Barreiras, em dois momentos: no dia 02/12 para os médicos e enfermeiros das unidades de média e alta complexidade, abordando a questão do diagnóstico e tratamento, e no dia 03/12 para os demais profissionais.

A abertura foi realizada pela secretária de saúde do município de Barreiras, Regina Rocha Figueiredo Nogueira, dando um breve relato da importância do evento frente à problemática dos Agrotóxicos na região.

O farmacêutico-bioquímico e diretor em exercício do Ciave, Jucelino Nery, enfatizou a problemática da subnotificação das intoxicações exógenas no Estado. Segundo o toxicologista, uma prova clara da subnotificação é o fato de apenas cerca de 20% dos casos de intoxicação por agrotóxicos registrados pelo Ciave terem sido notificados através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

O Dr. Osvaldo Aurélio de Santana, médico do Ciave e Divast, abordou os aspectos clínicos da intoxicação por agrotóxicos, ressaltando que praticamente inexistem estudos científicos acerca dos impactos à saúde humana decorrentes da exposição ao benzoato de emamectina, agrotóxico que será utilizado na região para combate à praga Helicoverpa armigera, sendo os dados disponíveis baseados em testes em animais. Este fato reforça a necessidade de um cuidado maior na sua utilização.

Além de médicos e enfermeiros dos hospitais e Samu, estiveram presentes técnicos da Atenção Básica, Vigilância Sanitária (Visa), Vigilância Epidemiológica (Viep), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Barreiras (Cerest), 25ª Diretoria Regional de Saúde (25ª Dires), Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).


Fonte: Ciave. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário