sábado, 7 de dezembro de 2013

Seis pessoas internadas no México com sintomas de envenenamento por radiação

Seis pessoas estão internadas no Hospital Geral de Pachuca, em Hidalgo, no centro do México, com sintomas de envenenamento por radiação, confirmou o secretário de Saúde daquele estado, Pedro Luis Noble Monterrubio, citado pelo jornal “El Universal”.
Estas pessoas estarão relacionadas com o roubo de um caminhão com equipamento médico que continha uma cápsula com material radioativo – cobalto 60 – roubado na segunda-feira. A cápsula foi localizada, mas aberta, o que quer dizer que quem a abriu corre perigo de vida. O hospital está cercado pela polícia federal.
As pessoas internadas apresentam sintomas como vômitos, náuseas e enjôos, diz a AFP, pelo que as autoridades suspeitam que possam ter tido contato com o elemento químico cobalto 60, usado para fazer tratamentos de radioterapia. “Estão com sérios problemas de saúde”, afirmou José Antonio Copca García, o responsável de saúde da região.
Uma família tinha sido colocada sob vigilância, sob suspeita de exposição ao material radioativo. As autoridades mexicanas não esclareceram ainda se as pessoas internadas têm alguma coisa a ver com esta família.
Foi estabelecido um perímetro de segurança de 500 metros de raio no município de Hueypoxtla, a cerca de 70 km da Cidade do México, uma localidade de 40 mil habitantes onde foi encontrado o caminhão abandonado e o material radioativo, num campo deserto.
A Comissão Nacional de Segurança Nuclear e Salvaguardas acusou a empresa de transporte de negligência, por não feito acompanhar por uma escolta de segurança o caminhão que transportava esta carga radioativa.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), informou que o caminhão foi roubado em um posto de gasolina e que o equipamento de radioterapia pertencia à agência de saúde pública do México e não estava mais em uso, disse Ricardo Maza, funcionário do setor de proteção civil do Estado de Veracruz, um dos quais onde o alerta foi emitido. A cápsula do material radioativo estava blindada com chumbo, afirmou ele.
Segundo Maza, os ladrões provavelmente queriam o caminhão e não sabiam o que ele carregava. O equipamento era transferido para um centro de estocagem para detritos radioativos quando o veículo foi roubado.
O material foi lacrado de forma apropriada e não representa risco, contanto que a cápsula onde foi colocado não seja quebrada ou alterada, informou, em comunicado, a Comissão Nacional para Segurança Nuclear da Secretaria de Energia do México.


Nenhum comentário:

Postar um comentário