terça-feira, 6 de março de 2018

Ciave alerta para mais um boato: intoxicação causada por pirulito com energético

Tem circulado nas últimas semanas nas redes sociais, especialmente através do aplicativo WhatsApp, uma mensagem referente à ocorrência de intoxicação em crianças atribuída a um pirulito com energético, o que tem preocupado pais e mães Brasil afora.

Segundo a mensagem, o pirulito “Blong  Energy”, da marca Peccin, teria provocado sintomas como falta de ar, vômito, queda de pressão, sangramento nasal, tosse e aumento da frequência cardíaca na garotada.

O texto apresenta as características de um boato (fake news): tom alarmista, sem maiores informações sobre os casos, não possui nenhum dado que possa ser verificado e pede para ser repassado.

A equipe técnica do Centro de Informações Antiveneno (Ciave), órgão da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, alerta para o cuidado no compartilhamento deste tipo de informação, devendo se certificar em sites especializados como o www.e-farsa.com.br e o http://www.boatos.org que não se trata de boato. Técnicos de outros centros foram consultados e também não registraram nenhum caso relacionado ao produto.


Preocupada com a repercussão negativa do boato, a empresa Peccin, fabricante do pirulito “Blong Energy”, divulgou uma nota em seu site e perfil no Facebook informando que o seu produto não possui “nenhum ingrediente energético, estimulante ou alcoólico” em sua composição.

Fonte: Ciave.



Nenhum comentário:

Postar um comentário