terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Cuidado com a Intoxicação Alimentar

O período das férias é um daqueles onde as intoxicações podem ocorrer com mais freqüência. Quem já não sentiu náuseas, vômitos, cólicas ou diarréia e não pensou: "deve ter sido alguma coisa que comi!". Realmente, estes podem ser sintomas de intoxicação alimentar causados por ingestão de alimentos contaminados.

A intoxicação alimentar é uma doença comum geralmente pouco grave, mas que pode ser fatal em algumas situações. Ela acontece quando alguém ingere alimentos ou bebidas contaminadas com bactérias ou toxinas produzidas por elas.

É difícil detetar se os alimentos ou as bebidas estão contaminados, pois o aspecto, o sabor e o cheiro podem não ser afetados e os alimentos mais sujeitos a contaminação são ovos crus; frutas verduras e legumes crus não lavados; carnes mal-passadas; alimentos cozidos conservados fora da geladeira como feijão, arroz, etc.; e cremes em geral (maionese, creme de leite, recheios de bolos e doces) conservados fora da geladeira. A maionese é a campeã de risco de intoxicação alimentar.

Este agravo pode acometer uma pessoa ou um grupo delas, se todos tiverem ingerido o mesmo alimento contaminado.

Normalmente, o corpo humano é bem resistente a agressões desta natureza provocadas por bactérias. Porém, indivíduos que tenham o sistema imunológico deprimido por qualquer razão são mais susceptíveis à doença. Em conseqüência, quando estas pessoas contraem uma intoxicação com sintomas severos de vômitos e diarréia, torna-se mais difícil o tratamento.

Como causa de infecção alimentar, os tipos mais freqüentes de bactérias são Campylobacter, Listeria e Salmonella:

• Campylobacteriose - Os sintomas de infecção por Campylobacter incluem dor abdominal aguda, diarréia (que pode ser aquosa ou conter sangue), náusea, dor de cabeça, dor muscular e febre. Os sintomas podem começar a surgir entre dois a cinco dias após o consumo do alimento contaminado e geralmente duram de sete a 10 dias. As bactérias do gênero Campylobacter são mais encontradas em alimentos crus ou frango mal cozido, leite cru e água não potável.

• Listeriose - A doença causada pela Listeria é caracterizada por sintomas semelhantes à gripe, incluindo calafrios, febre e dor de cabeça, algumas vezes acompanhadas de náuseas e vômitos. Estes sintomas podem aparecer entre dois a 30 dias após a exposição. Alimentos mais contaminados por Listeria podem ser o leite e queijo cru, carne crua ou mal passada, carne de frango e peixe.

• Salmonelose - a salmonelose é a doença que pode se desenvolver após a ingestão de alimentos contaminados com Salmonella. Caracteriza-se por apresentar sintomas semelhantes à gripe, podendo ser seguido de náusea, vômitos, cólicas abdominais e diarréia. Os sintomas normalmente aparecem entre seis a 48 horas após o consumo do alimento suspeito e podem durar até uma semana. Os alimentos mais associados à salmonelose incluem carne crua ou mal passada, carne de frango, peixe e ovos.

Grande parte das intoxicações alimentares resultam de manuseio impróprio dos alimentos. Assim sendo, as pessoas devem se conscientizar em seguir os procedimentos de manuseio higiênico dos alimentos.

No caso de intoxicação alimentar, a vítima deve se hidratar com água pura, água de coco, sucos de frutas ou bebidas isotônicas e procurar um médico.

Fonte: CIAVE. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário