sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

20 de Janeiro: Dia do Farmacêutico!


No dia 20 de janeiro comemora-se o Dia do Farmacêutico. Homenageamos, portanto,  todos os farmacêuticos, em especial aqueles que atuam no Centro de Informações Antiveneno – CIAVE, que, no exercício da sua profissão, cumprem “com os deveres da honestidade, da caridade e da ciência”, como disse o filósofo Hipócrates.

Segundo Monteiro Lobato, “o papel do Farmacêutico no mundo é tão nobre quão vital. O Farmacêutico representa o órgão de ligação entre a medicina e a humanidade sofredora. É o atento guardião do arsenal  de  armas  com  que o  Médico dá  combate às doenças. É quem  atende  às  requisições  a  qualquer  hora  do  dia ou da noite. O lema do Farmacêutico é o mesmo do soldado: servir”.

  Foto: Sindifarma.
Como parte das festividades pela data, o Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia - CRF-BA promoveu antecipadamente, na sexta-feira passada (13/01), no espaço Unique, em Salvador, a solenidade em comemoração ao Dia do Farmacêutico. O evento contou com a presença da Deputada Federal Alice Portugal (PCdoB/BA), de Mario Martinelli Junior e Walter Jorge João (conselheiro e presidente do Conselheiro Federal de Farmácia-CFF, respectivamente). Durante o evento, Altamiro José dos Santos, presidente do CRF-BA, ressaltou a importância do profissional e reafirmou seu compromisso de luta em defesa dos interesses da categoria.

  Foto: CRF-BA.
Na noite do dia 18/01, quarta-feira, o CRF-BA realizou uma cerimônia onde conferiu a Comenda do Mérito Farmacêutico a oito profissionais. A Comenda do Mérito Farmacêutico visa distinguir farmacêuticos e autoridades pelos relevantes serviços prestados à profissão. O farmacêutico Jucelino Nery da Conceição Filho, do CIAVE, esteve entre os homenageados, recebendo a medalha e o diploma entregues pela farmacêutica e ex-estagiária do CIAVE Maria Fernanda Barros. 



  Foto: CRF-BA.
A solenidade, que aconteceu no Espaço Versátil do Ondina Apart Hotel, em Salvador, fez parte dos eventos promovidos pelo CRF-BA em comemoração ao Dia do Farmacêutico. Outras sete pessoas também receberam as homenagens e agradecimentos pela colaboração prestada as atividades e a profissão farmacêutica: Adilson Bezerra, Ariel Rios Rezende, Cláudio Soares Feres, Josenice Sant’Ana de Cerqueira, Marcel Jamerson Trindade Oliveira, Milton dos Santos Matos, Natalia Dias de Oliveira Ferreira.

Nesta sexta-feira, 20/01, o Conselho Federal de Farmácia realizará, a partir das 19:30 horas, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, a solenidade de entrega da Comenda do Mérito Farmacêutico. No total, 26 farmacêuticos, autoridades e personalidades ligadas à área da Saúde receberão a honraria representando os seus estados. Entre elas, representando a Bahia, estará o farmacêutico-bioquímico Luiz Carlos Caetano, prefeito da cidade de Camaçari.  A Comenda é a maior honraria concedida no setor farmacêutico, no Brasil, e foi criada, em 1998, por Resolução do CFF para homenagear pessoas que colaboraram para o engrandecimento da profissão, ou que contribuíram para o desenvolvimento da saúde, no País.

Segundo alguns historiadores, a data foi escolhida em razão da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (A.B.F), no Rio de Janeiro, em 20 de janeiro de 1916. A Presidência da República publicou no Diário Oficial da União (DOU), no dia 26 de novembro de 2010, a Lei 12.338, que institui o dia 20 de janeiro como o Dia Nacional do Farmacêutico, resultado de um Projeto de Lei apresentado, em 2008, pelas Deputadas Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM, hoje, Senadora) e Alice Portugal (PCdoB-BA).


Veja as fotos do evento clicando aqui.

Fontes: Blog do CIAVE / CRF-BA / Sindifarma / CFF. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário