domingo, 20 de fevereiro de 2011

Conferência Internacional sobre Toxicologia de Misturas

Será realizada no período de 21 a 23 de outubro deste ano, em Arlington, Virgínia (EUA), uma Conferência Internacional Toxicologia de Misturas que promoverá discussões e debates sobre os riscos associados com a exposição humana a misturas de substâncias químicas tóxicas.

De acordo com um de seus co-presidentes, Dr. Kendall B. Wallace, da University of Minnesota Medical School (EUA), “a conferência vai reunir a comunidade internacional de Toxicologia, não só para rever os modelos convencionais e métodos, mas também para desafiar as opiniões estabelecidas e trabalhar para o desenvolvimento de modos mais precisos para a compreensão da toxicidade e previsão de risco”.

Dr. Kendall afirma que, durante as últimas décadas, têm-se feito progressos substanciais nos métodos de refino para avaliar o risco de exposição a agentes químicos simples, entretanto, não se pode ignorar o fato de que a maioria dos reais riscos humanos se dá para várias substâncias químicas. Desta forma, identidades químicas individuais dentro de misturas químicas complexas e mal definidas ou os resultados de exposições combinadas permanecem pouco conhecidas.

O tema toxicidade da mistura tem recebido crescente interesse e toxicologistas têm dedicado pensamento crescente e os recursos para identificar os meios mais adequados e cientificamente defensáveis para avaliar tais riscos. O Dr. Kendal ressalta, no entanto, que “estamos apenas na porta do entendimento da química e da biologia básica e desenvolvimento de paradigmas adequados para lidar com estes riscos combinados e interativos”.

O objetivo desta conferência internacional é reunir importantes líderes de todo o mundo para discutir os recentes progressos na definição de toxicologia da mistura e para alavancar um fórum aberto de discussão para o lançamento de abordagens inovadoras para melhor definir abordagens para a avaliação de riscos humanos associados.

Trabalhos podem ser inscritos na conferência e para isso, os resumos devem ser enviados até 29 de abril. Mais informações estão disponíveis no site do evento.

Fonte: Elsevier. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário