domingo, 16 de outubro de 2011

Bahia Sediará em 2012 o 4º Congresso Sobre o Uso Racional de Medicamentos


O 4º Congresso sobre o Uso Racional de Medicamentos será sediado em Salvador em 2012, no Centro de Convenções da Bahia, no período de 23 a 26 de maio. O evento debaterá a situação atual da política de medicamentos no país e os problemas gerados pelo uso inadequado de medicamentos.

No último dia 13/10, quinta-feira, aconteceu uma reunião preparatória para o Congresso na Secretária da Saúde do Estado (SESAB). Estiveram presentes o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) do Ministério da Saúde (MS), José Miguel do Nascimento, o assessor técnico do DAF/ MS, Jorge Cavalcante, o secretário da Saúde, Jorge Solla, o superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde (SAFTEC), Alfredo Boa Sorte, o diretor de Assistência Farmacêutica (DASF) da SESAB, Lindemberg Costa e assessores da SESAB.

Segundo José Miguel do Nascimento, existe uma parceria entre a SESAB e o Ministério da Saúde para a realização do Congresso. “Acredito no comprometimento da gestão estadual”, afirmou o diretor. Ele acrescentou que “o evento discutirá os critérios de prescrição e uso de medicamentos, pois não valem os recursos para o acesso aos medicamentos, se o acesso não for qualificado”.

A parceria também contará com apoio da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), e de outras entidades da área de saúde. O Congresso tem previsão de 3 mil participantes e será aberto para profissionais e estudantes da área, além de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme Lindemberg Costa, o Congresso será importante para o Estado. “Pela primeira vez a Bahia receberá um Congresso relacionado ao uso de medicamentos, oportunizando uma discussão sobre temas como acesso e uso racional de medicamentos, no contexto da atenção à saúde”, explicou.

Fonte: SESAB. Leia mais.

4 comentários:

  1. quero saber como faço minha inscrição para o evento

    ResponderExcluir
  2. Respondendo à consulta, informamos que o evento está sendo organizado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, através da sua Diretoria de Assistência Farmacêutica - DASF.

    No momento, encontram-se em andamento os trâmites para criação do site oficial do Congresso e início das inscrições. Portanto, devemos aguardar estas definições.

    ResponderExcluir
  3. muita obrigada pela resposta...eu estava ansiosa pela resposta visto que estou interessadíssima em apresentar um trabalho acadêmico. Sou estudante do curso de farmácia da UFMA. De qualquer forma eu gostaria se possível algum email além do blog para nos comunicarmos!!!! desde já agradeço o carinho e atenção!!!

    ResponderExcluir
  4. Estamos à disposição. O nosso e-mail é ciave.bahia@saude.ba.gov.br.

    ResponderExcluir