domingo, 3 de junho de 2012

Atualização do Manual sobre Animais Peçonhentos


Especialistas de várias regiões do Brasil participam da revisão
do manual sobre animais peçonhentos do  MS.
O diretor do Ciave Dr. Daniel Santos Rebouças e o técnico Fábio Rodrigues Barbosa participaram da “Oficina de Trabalho para Elaboração/Finalização do Manual de Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos” no período de 29 a 31 de maio, no Instituto Butantan (IB), em São Paulo.

O evento foi promovido pelo Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância à Saúde do Ministério da Saúde (DEVEP/SVS/MS), com o apoio do IB.

A revisão do manual, cuja última edição é de 2001, conta com a colaboração de aproximadamente 40 profissionais especialistas em Animais Peçonhentos e no atendimento a acidentes provocados por estes animais.

Estiveram presentes coordenadores e colaboradores de cada capítulo do manual, como Dr. João Luiz Costa Cardoso, Dr. Francisco Oscar de Siqueira França e Dr. Giuseppe Puorto (os três do IB-SP), além de membros de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATs) como Dra. Palmira Cupo (CIAT de Ribeirão Preto-SP),  Dr. Délio Campolina (CIAT de Belo Horizonte-MG) e Dr. Pedro Pereira de Oliveira Pardal (CIAT de Belém-PA), dentre outros.

O Ciave ficou responsável pela revisão do capítulo sobre Latrodectus (viúva-negra), além de colaborar no de Lachesis e outros, dado a sua experiência em vigilância de acidentes por animais peçonhentos, sendo esse ponto de fundamental importância para a aplicabilidade do manual.

A Oficina foi coordenada pelo veterinário Guilherme Carneiro Reckziegel, responsável técnico pelo Programa Nacional de Acidentes por Animais Peçonhentos, na  Unidade Técnica de Vigilância de Zoonoses da SVS/MS, e com o apoio do Instituto Butantan.

Fonte: Ciave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário