terça-feira, 5 de junho de 2012

Ciave Recebe Visita de Representantes da OPAS


Dra. Soraya Carvalho, Dr. Daniel Rebouças, Dr. Carlos Santos-
Burgoa, Dr. Luis Augusto e Dr. Jucelino Nery.

O Ciave recebeu, na manhã de hoje (05/06), a visita de representantes da Organização Panamericana da Saúde (OPAS): o Dr. Luis Augusto Galvão e o Dr. Carlos Santos-Burgoa, diretor e coordenador de Riscos Ambientais e Ocupacionais da Área de Saúde Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (SDE) em Washington, respectivamente. O Dr. Luis Augusto foi coordenador do Ciave entre 1980 e 1983, quando este ainda era um setor do Hospital Geral Roberto Santos.

Ambos estão participando do XXXIII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental, organizado pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental – AIDIS, com o apoio da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, no Holtel Pestana, em Salvador-BA, no período de 3 a 7 de junho. Este evento chega como o mais importante encontro sobre desenvolvimento, ecoeficiência e saneamento ambiental de todo o continente americano.

O Dr. Carlos Santos-Burgoa, durante a visita, foi apresentado à equipe técnica do Centro e conheceu a sua estrutura física e funcionamento. Durante apresentação, foi informado que o Ciave atende, em média, 7.500 casos/ano oriundos de todo o estado da Bahia e alguns outros estados do país.

Quando questionado sobre a existência de rede, o Dr. Jucelino Nery da Conceição Filho – coordenador de apoio diagnóstico e terapêutico do Ciave – informou que o serviço integra a Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Renaciat), coordenado pela Anvisa, e alimenta as bases de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas (Sinitox).
Os representantes da OPAS disseram que pretendem promover uma articulação entre o centro baiano e a Rede de Toxicologia da América Latina para o desenvolvimento de trabalhos conjuntos.

Após explanação do Dr. Eduardo Almeida Santos, médico plantonista do Ciave, sobre os principais grupos causadores de envenenamento no Estado, o Dr. Luis Augusto afirmou que as drogas e a depressão são dois problemas que preocupam a sociedade em todo o mundo e a OPAS tem se empenhado em apoiar as ações de enfrentamento, como vem sendo feito no Brasil através do programa de combate às drogas.

A psicóloga e coordenadora do Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio (NEPS) do Ciave, Soraya Carvalho Rigo, por sua vez, explicou sobre o trabalho desenvolvido pelo Núcleo, salientando a importância da prevenção do suicídio através do acompanhamento psicoterápico, psiquiátrico e de terapia ocupacional aos pacientes com depressão grave e risco de suicídio, que já tenham ou não tentado o suicídio anteriormente, além de reuniões com os familiares destes pacientes, resultando em uma redução dos casos de reincidência a níveis inferiores a 2%.

O Dr. Luis Augusto ressaltou a relevância da iniciativa do Neps, consistindo em uma prática inovadora. Em função disto, o Ciave deverá receber brevemente a visita de uma técnica do grupo de saúde mental da Opas para conhecer mais profundamente esse trabalho.

Vários questionamentos acerca da realização de análises toxicológicas foram feitos por Santos-Burgoa, o qual se mostrou surpreso com a escassez de suporte laboratorial nessa área no Estado. Ao conhecer as limitações do laboratório do Ciave, reconheceu a necessidade de provê-lo de mais equipamentos e recursos humanos.

Dr. Daniel Santos Rebouças, diretor do Ciave, apresentou o material utilizado para divulgação de informações junto aos profissionais de saúde e à população em geral e, em seguida, convidou os visitantes a saborear um típico café junino.

Fonte: Ciave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário