segunda-feira, 25 de junho de 2012

Ciave Participa de Videoconferência sobre P2R2


Técnicos do Ciave participaram na manhã de hoje, 25/06, da videoconferência sobre “A vigilância em saúde ambiental e saúde do trabalhador no contexto dos acidentes com produtos químicos perigosos: perspectiva para a saúde pública”, promovida pelo Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do trabalhador (DSAST) da Secretaria de Vigilância da Saúde (SVS) do Ministério da Saúde.

O evento foi realizado na sala do Datasus, das 9 às 12 horas, no Centro Histórico, constituindo no 2º encontro do ciclo de capacitação para preparação do setor saúde frente a acidente químico, tendo como palestrante o Prof. Carlos Machado de Freitas, do Centro de Estudos e Pesquisas de Emergências e Desastres em saúde da Fundação Oswaldo Cruz.

Participaram da videoconferência os Estados das regiões Norte e Nordeste. Pela Bahia, estiveram presentes representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – Sesab (Ciave e Divisa), do Grupo Salvar do Corpo de Bombeiros, da Secretaria da Saúde do Município de Salvador (Cerest, Samu, Comitê Municipal de P2R2 e Vigilância Ambiental) e da Secretaria de Saúde de Madre de Deus.

Esta capacitação visa atender ao Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Acidentes Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2), criado através do Decreto Federal 5.098, de 3 de junho de 2004 e que tem como objetivo prevenir a ocorrência de acidentes com produtos químicos perigosos e aprimorar o sistema de preparação e resposta a emergências químicas no País.

O P2R2 foi concebido no âmbito do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama), sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), e criado para ser viabilizado através de ações, atividades e projetos formulados e executados de forma participativa e integrada pelos governos federal, distrital, estaduais e municipais e pela sociedade civil.

Fonte: Ciave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário