sexta-feira, 15 de junho de 2012

GT-Agrotóxicos da SESAB se reúne no CIAVE

Diretor do Ciave e técnicos do  Ciave,  Cesat,  Divisa e Lacen 
participaram da reunião. (Foto: Fábio Barbosa)
O Grupo de Trabalho (GT) Agrotóxicos formado por técnicos da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental - DIVISA, Diretoria de Vigilância Epidemiológica - Divep, Laboratório Central Prof. Gonçalo Moniz - Lacen, Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador - Cesat e Centro  de Informações Antiveneno - Ciave, órgãos da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia - Sesab, reuniu-se nesta quinta-feira, 14/06, no auditório do Ciave.


O GT-Agrotóxicos foi criado em março deste ano com o objetivo de definir ações e atividades a serem desenvolvidas em relação à promoção e atenção integral em saúde das populações expostas a  agrotóxicos no estado da Bahia, tendo em vista a relevância do tema e a necessidade de adoção de ações efetivas por parte dos poderes públicos. Para isto, nesta primeira fase dos trabalhos, os técnicos estão conhecendo melhor as ações desenvolvidas por cada órgão e identificando as interfaces de atuação entre as áreas envolvidas.

O Dr. Daniel Rebouças, diretor do Ciave, apresentou as instalações físicas da Unidade aos componentes do GT presentes e explanou sobre as atividades desenvolvidas por cada Setor. Em seguida, o farmacêutico e Coordenador de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do Ciave, Jucelino Nery da Conceição Filho, apresentou um breve histórico das ações desenvolvidas na área de agrotóxicos pelo Ciave ao longo dos últimos dez anos.

Em 1988 o Ciave registrou 962 casos de intoxicação humana por agrotóxicos no estado da Bahia, o que corresponde a 13,8% do total de atendimento por todos os agentes, enquanto 158 casos foram notificados através do Sistema Nacional de Agravos de Notificação - Sinan.

Segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Observatório da Industria dos Agrotóxicos da Universidade Federal do Paraná - UFPR, divulgados durante o 2º Seminário sobre Mercado de Agrotóxicos e Regulação, realizado em Brasília (DF), em abril de 2012, enquanto, nos últimos dez anos, o mercado mundial de agrotóxicos cresceu 93%, o mercado brasileiro cresceu 190%. Em 2008, o Brasil ultrapassou os Estados Unidos e assumiu o posto de maior mercado mundial de agrotóxicos.

Fonte: Ciave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário