sexta-feira, 22 de junho de 2012

Uefs Amplia Pesquisas com Animais Peçonhentos

Solenidade de assinatura de convênio
entre a Uefs e a Secti. Foto: Adenilson

 Nunes/Secom
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) assinaram, na tarde da última segunda-feira (dia 18), um convênio que tem como um dos objetivos ampliar a capacidade de tratamento nos casos de acidentes com animais peçonhentos através de estudos com a toxina destes animais.

O acordo prevê a liberação de R$ 4,6 milhões, por intermédio do Programa Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica (Inovatec), para montar a estrutura e adquirir bens e equipamentos destinados às pesquisas que serão realizadas no Parque Tecnológico da Bahia, localizado na Avenida Paralela, em Salvador.

De acordo com o reitor da Uefs, José Carlos Barreto de Santana, a instituição já realiza estudos com animais peçonhentos, entretanto o acordo permitirá ampliar a capacidade do núcleo de pesquisa.

Atualmente, o laboratório de animais peçonhentos da Uefs recebe estes animais tanto levados por qualquer cidadão quanto àqueles apreendidos pelo Ibama. Segundo a bióloga e pesquisadora da Universidade, Ilka Biondi, o Núcleo de Animais Peçonhentos da universidade existe há 25 anos. Segundo a bióloga, “hoje, no Nordeste, a Uefs é a única instituição credenciada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para receber animais peçonhentos com a finalidade de diminuir o número de acidentes e desenvolver drogas que venham a se tornar remédios”.

Fonte: Uefs. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário