quinta-feira, 9 de julho de 2015

Intoxicação por água existe e pode ser fatal

É no verão e durante a atividade física que a água se assume como principal aliada da hidratação. Contudo, consumir água em excesso é altamente prejudicial e pode dar origem a uma intoxicação.
Beber bastante água durante o dia é um hábito saudável e recomendado e que ajuda não só a hidratar como também a melhorar a digestão, a acelerar o metabolismo e a eliminar as toxinas, entre outros benefícios. Contudo, e tal como acontece com tantos outros alimentos, quando consumida em excesso pode ser um ‘veneno’ para a saúde e, por isso, é importante tomar atenção aos sintomas e à cor da urina.
A intoxicação por água não é comum, mas pode ser altamente prejudicial ou fatal quando ocorre. O excesso de água no corpo leva ao desenvolvimento de hiponatremia, uma condição que resulta de um nível anormalmente baixo de sódio no sangue, ficando, assim, em causa a estabilidade da pressão sanguínea e a boa saúde de alguns órgãos, como o coração.
Conta o Huffington Post que é difícil detetar o excesso de água no corpo, contudo, existem alguns sintomas que – depois de um dia de muito calor ou de atividade física – ajudam a entender se foi ao ingerida uma dose exagerada de água: dor de cabeça, náuseas, vómitos, confusão mental e convulsões. Esta última condição ocorre devido a um inchaço no cérebro e pode ser fatal.
Para um melhor controlo da água ingerida, além de ter atenção aos sinais que o corpo dá (sede, suor, sono ou garganta e lábios secos), é importante olhar para a cor da urina e perceber se o corpo está ou não hidratado. Segundo a publicação, quando o líquido expelido se assemelha ao transparente, é sinal de que se está num bom nível de hidratação.
Já quando a cor da urina oscila entre o amarelo e o castanho (ou bordeaux) é sinal de o corpo precisa de ser hidratado e, no caso de tons mais escuros, de que existe algum problema de saúde, como infeção urinária.
Fonte: LIFESTYLE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário