sábado, 4 de julho de 2015

O Ciatox é referência em toxicologia no Estado de Sergipe

Foto: arquivo Portal Infonet
Intoxicação ou envenenamento? A intoxicação é uma manifestação clínica causada pela interação com substâncias clínicas. Já o envenenamento é causado por toxinas naturais de plantas e animais peçonhentos (cobras, aranhas, escorpiões). O tratamento para esses casos é disponibilizado pelo Centro de Informação e Investigação Toxicológica (Ciatox), referência em toxicologia no Estado, localizado no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e que há 11 anos presta atendimento e informação sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de pessoas vítimas de intoxicação por produtos tóxicos, animais peçonhentos, plantas venenosas, entre outros.

O Ciatox oferece respaldo técnico às equipes que atuam nos pronto-socorros de hospitais da rede pública e privada, no que diz respeito às intoxicações. O serviço, disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), funciona com uma equipe multidisciplinar de médicos, farmacêuticos, médicos veterinários, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Por se tratar de um serviço de vigilância em saúde, o Ciatox faz parte da Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Renaciat), coordenada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A Renaciat é uma rede formada por 35 unidades em 18 Estados e o Distrito Federal.

Estatística

De janeiro a maio deste ano foram registrados, no Huse, 1.727 casos por intoxicação humana, intoxicação animal e de solicitação de informação por agente tóxico. Do total de registros, 800 foram casos de intoxicação por abuso de álcool e outras drogas, 216 por medicamentos, 443 por picadas de animais peçonhentos e 82 por ingestão de alimentos. Além destes, 33 foram por uso de agrotóxicos uso agrícola e nove por uso doméstico.

As principais causas de intoxicação continuam sendo por abuso de álcool e outras drogas, medicamentos e animais peçonhentos. De acordo com o farmacêutico coordenador do Ciatox, Antônio Medeiros, as crianças também são vítimas fáceis das intoxicações.

“Faço um alerta aos pais para que redobrem os cuidados com as crianças em casa. Elas devem ser fiscalizadas. Remédios, material de limpeza e outros produtos devem ser mantidos fora do alcance delas para evitar uma ingestão ou contato com os produtos. Se a criança apresentar tontura, vômito, sonolência, apatia, boca salivando ou agitada demais, esses podem ser sintomas de intoxicação”, informou o coordenador do Ciatox.


Fonte: Huse / Infonet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário