quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Profissionais do Ciave participaram da Caminhada Pravida

A Caminhada Pravida, atividade integrante da Campanha Setembro Amarelo, em prol da prevenção do suicídio, foi realizada no último domingo, às 16 horas, com percurso do Porto até o Farol da Barra. Em sua segunda edição, o evento foi promovido pela Associação Psiquiátrica da Bahia (APB) e o Sindicato dos Médicos (Sindmed).

Profissionais da área de saúde mental e psiquiatras levaram balões e laços amarelos como símbolo da causa. Integrantes da equipe do Núcleo de Estudos e Prevenção do Suicídio (NEPS), do Centro Antiveneno da Bahia (Ciave), esteve presente e distribuiu material informativo.

O Dia Mundial de Prevenção do Suicídio foi na lembrado no dia 10 de setembro, e teve uma programação especial no auditório do Ciave, envolvendo profissionais e pacientes acompanhados pelo serviço.
De acordo com relatório global sobre a prevenção da causa de morte da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa morre a cada 40 segundos por suicídio no mundo.

Entre jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é a segunda maior causa de morte global. O Brasil é o oitavo país com maior taxa de suicídios no mundo e, conforme Soraya Carvalho, psicóloga e coordenadora do NEPS, estima-se que ocorram cerca de 3.000 mortes por dia no mundo e mais de 1 milhão de mortes por ano em decorrência de suicídio. Como existe subnotificação desses eventos, os números devem ser ainda maiores.

Ainda segundo Soraya Carvalho, o suicídio é a terceira causa de morte violenta no Brasil, perdendo apenas para os homicídios e acidentes de trânsito. "No que se refere à tentativa de suicídio, estima-se que para cada suicídio consumado, ocorram entre 10 e 25 tentativas, ou seja, 10 a 25 milhões de tentativas de suicídio por ano no mundo", pontuou a coordenadora do Neps.

Fonte: Ciave.

2 comentários:

  1. Como faço para conseguir um banner do setembro amarelo?

    ResponderExcluir
  2. Prezado(a), recomendamos contatar com a coordenação de saúde mental da secretaria da saúde do Estado ou do Município.

    ResponderExcluir