quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Seminário Criança Segura

Estão abertas as inscrições para o Seminário Criança Segura, que será realizado no dia 07/10, às 13h30min, na Assembleia Legislativa da Bahia, abordando os principais riscos inerentes a produtos inseguros e a devida prevenção quanto aos acidentes de consumo. O evento é promovido pela Rede de Consumo Seguro e Saúde - BA (RCSS-BA), que visa alertar a sociedade sobre os riscos que as crianças estão expostas com produtos inseguros.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), cerca de 4,7 mil crianças morrem e 125 mil são hospitalizadas vítimas de acidentes no Brasil, a cada ano. As causas são lesões geralmente provocadas por afogamentos, sufocações, quedas, queimaduras, intoxicações, entre outras, que podem ser evitadas com ações de monitoramento de mercado e sensibilização, junto à sociedade, dos riscos e das atitudes preventivas a serem tomadas.

Para a organização não governamental Criança Segura - Safe Kids Brasil, os acidentes ou lesões não-intencionais representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos, no Brasil. No total, cerca de 4,7 mil crianças morrem e 125 mil são hospitalizadas anualmente, configurando-se como uma séria questão de saúde pública.

Para a referida ONG, os dados mostram que a cada morte, outras quatro crianças ficam com sequelas permanentes que irão gerar, provavelmente, consequências emocionais, sociais e financeiras à família e à sociedade. Segundo Jucelino Nery, farmacêutico e coordenador de apoio terapêutico do Centro Antiveneno (Ciave), órgão da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), mais de 30% das vítimas dos casos de intoxicação registrados pelo Ciave são crianças, principalmente por exposição a medicamentos. O farmacêutico alerta, ainda, que mais de 70% destas intoxicações ocorrem no ambiente doméstico.

Com o objetivo de contribuir com a conformação e consolidação dos sistemas nacionais e regionais destinados a fortalecer a segurança dos produtos, foi criada a Rede de Consumo Seguro e Saúde - GT Brasil, composta pelo Inmetro, Anvisa e Senacon. Na Bahia, a rede foi criada em 2013, formada por órgãos públicos e entidades da sociedade civil, que vêm atuando de forma integrada no monitoramento do mercado, bem como viabilizando o intercâmbio de informação e experiências, a difusão da temática e educação sobre segurança dos produtos de consumo e seu impacto na saúde.

Integram esta Rede órgãos da Sesab, como a Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), o Hospital do Subúrbio, o Ciave e o Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen). Para efetuar a inscrição, o interessado deverá informar o nome completo, e-mail e telefone, através do e-mail procon.inscricao@sjdhds.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3116-8545. A entrada é franca e as vagas são limitadas.

Fonte: Ciave 

Nenhum comentário:

Postar um comentário