sábado, 21 de outubro de 2017

O Ciave promove o II Curso de Intervenção Multidisciplinar na Atenção a Pessoas em Risco de Suicídio

O Centro de Informações Antiveneno (Ciave), através do seu Núcleo de Estudo e Prevenção de Suicídio (NEPS), realizou na quarta-feira (18/10) o II Curso de Intervenção Multidisciplinar na Atenção a Pessoas em Risco de Suicídio, no auditório da Faculdade Baiana de Medicina e Saúde Pública, no Campus do Cabula.

Este curso faz parte da primeira etapa do Projeto de Prevenção do Suicídio/Bahia, elaborado pelo NEPS/CIAVE, que tem como principais ações previstas a implantação de 10 Núcleos Regionais de Estudo e Prevenção do Suicídio - NEPS/Regional, seguindo o modelo do NEPS Estadual, e a implantação de um Programa de Educação Permanente. O evento teve como público alvo os profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da capital. Para os profissionais do interior do Estado, o treinamento ocorrerá a partir do próximo ano.

Segundo a psicóloga e psicanalista Soraya Carvalho, idealizadora e coordenadora do NEPS, a capacitação tem como principal objetivo oferecer informações teóricas e práticas sobre o suicídio e discutir manejos técnicos do paciente em risco de suicídio nas diversas áreas da assistência: psicologia, psiquiatria, terapia ocupacional, enfermagem, serviço social, dentre outras, visando instrumentalizar os profissionais da saúde mental a desenvolverem uma abordagem com esses pacientes, "baseada em valores técnicos e éticos, livre dos tabus e preconceitos que envolvem a temática do suicídio em nossa sociedade".

O Programa de Prevenção do Suicídio prevê também a realização de cursos para profissionais da saúde geral e da atenção básica, com o objetivo de capacitá-los a identificar as pessoas em situações de risco, através da identificação dos fatores de risco, bem como dos sinais e sintomas envolvidos no suicídio, possibilitando o diagnóstico precoce e encaminhamento para tratamento especializado. Em um segundo momento esses cursos serão disponibilizados para educadores, policiais, bombeiros, etc.


O CIAVE, que é o centro de referência estadual em Toxicologia, registrou no primeiro semestre desse ano a ocorrência de 434 casos de tentativa de suicídio na Bahia, dos quais seis resultaram em óbito.

De acordo com a coordenadora do NEPS, metade das pessoas que cometem suicídio realiza anteriormente ao menos uma tentativa de suicídio, sendo esta um dos principais fatores de risco de suicídio. Por essa perspectiva, a abordagem, o tratamento e o cuidado dispensados ao sujeito que atenta contra a própria vida se configuram como estratégias determinantes na prevenção de novas tentativas e do ato consumado.

Fonte: Ciave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário