sábado, 21 de outubro de 2017

O tema “Acidentes com animais peçonhentos” é abordado em seminário da Uneb

O tema animais peçonhentos integrou a programação do I Simpósio de Emergências e Primeiros Socorros da LAEPS (Liga Acadêmica de Emergências e Primeiros Socorros), nessa sexta-feira (20/10), evento este promovido pela LAEPS, da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), com apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proex).

A enfermeira Edilúcia Salomão, do Centro de Informações Antiveneno, abordou em sua palestra intitulada “Acidentes com animais peçonhentos: o que há de novo?” um pouco sobre  a epidemiologia desses agravos no Estado, as características dos acidentes, as noções de primeiros socorros e as condutas gerais no atendimento às vítimas em unidades de urgência e emergência.

Segundo Edilúcia Salomão, “é muito importante capacitar os estudantes para os primeiros cuidados a uma vítima de acidente por animal peçonhento, assim como os demais agravos/doenças, pois isto permitirá que eles possam contribuir para a diminuição de sequelas e óbitos decorrentes desses eventos”.

Em 2016 foram registrados na Bahia a ocorrência de 15.251 casos de acidentes por animais peçonhentos, onde 68,5% foram por escorpiões, as serpentes contribuíram com 17,9%, e as abelhas e aranhas com 4,9% e 3,6%, respectivamente. O Ciave, no mesmo ano, atendeu 2.712 casos desse tipo de agravo, o que correspondeu a 52,6% de todos os atendimentos do Centro.

Além da palestra, foi feita uma exposição de espécimes dos animais peçonhentos mais frequentemente envolvidos em acidentes, o que permitiu aos acadêmicos e profissionais visualizarem as características desses animais, o que pode contribuir para a sua identificação quando do atendimento de uma ocorrência, contribuindo para uma conduta mais adequada a cada caso.

O Simpósio, que iniciou ontem (20/10) e vai até hoje (21/10), acontece no auditório do Departamento de Ciências da Vida (DCV I), no Campus I da UNEB, em Salvador, tem como objetivo ampliar e aprofundar debates e compartilhar experiências vivenciadas no campo dos atendimentos pré-hospitalares, visando a capacitação de estudantes e profissionais da saúde.

Fonte: Ciave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário