sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Intoxicação por Acetona Cianidrina Leva Trabalhador a Óbito

O operador, Manoel Lima Barbosa, de 57 anos, provavelmente exposto à acetona cianidrina (mistura de ácido cianídrico e acetona), faleceu na última quarta-feira (19/01), após passar mal por volta das 9h, enquanto trabalhava na empresa Acrinor, no Pólo Petroquímico de Camaçari (BA). De acordo com informações obtidas, o trabalhador carregava um isotanque com o produto químico.

Ainda segundo informações, o operador entrou em contato com a sala de controle através do rádio de comunicação, avisando que não se sentia bem. Socorrido e levado à Unidade de Atendimento Médico de Emergência (PAME) do Pólo, o operador - que tinha 23 anos na empresa - veio a falecer.

De acordo com dados do Programa Internacional de Segurança Química (IPCS), a toxicidade da acetona cianidrina parece ser predominantemente atribuível à dissociação da molécula de cianeto.

Não existem dados sobre as concentrações ambientais de acetona cianidrina e não há base para modelar as concentrações ambientais, uma vez que o composto é um intermediário, que rapidamente se dissocia, e é fabricado e utilizado em sistemas fechados.

A rápida formação de cianeto de hidrogênio a partir de acetona cianidrina é preocupante e o efeito adverso crítico à saúde é a letalidade aguda. Contudo, ao nível previsto de exposição humana, pode haver ausência de efeitos sistêmicos. O produto químico não é genotóxico ou tóxico para o desenvolvimento ou o sistema reprodutivo.

Dependendo da avaliação da exposição nos locais de trabalho, medidas de protecção individual podem precisar ser aumentadas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário