segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Os Cursos de Especialização em Toxicologia Finalmente Chegam à Bahia

Curso de Especialização da Bahiana
Finalmente a Bahia é contemplada com cursos de especialização em Toxicologia, área esta que vem se expandindo através do trabalho desenvolvido pelo Centro de Informações Antiveneno (CIAVE-BA) e das demandas decorrentes dos eventos ambientais registrados nos últimos anos no Estado.

O primeiro curso de pós-graduação nesta área, na Bahia, foi o de especialização em Análises Clínicas e Toxicológicas, organizado pelo Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Oswaldo Cruz e coordenado por Dra. Alice Chasin, e que teve início em julho de 2010. O curso foi concebido considerando o contínuo avanço tecnólogico e desenvolvimento de novos marcadores laboratoriais e terapêuticos que continuamente são incorporados à prática da Medicina, quer em seu caráter preventivo quer no diagnóstico e tratamento das infecções e doenças.

Atualmente, encontram-se abertas as inscrições para o curso de Especialização em Toxicologia, com ênfase em Toxicovigilância, organizado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e coordenado pelo Prof. Me. Matheus Santos de Sá. O curso terá uma carga horária de 420 horas, com duração de 18 meses, e visa capacitar profissionais de saúde para o reconhecimento de situações de risco químico e oferecer qualificação técnica para a utilização de critérios da atenção primária, secundária e terciária, além das ferramentas e instrumentos da Toxicovigilância. As aulas terão início em março.

Estes cursos permitirão a capacitação de um maior número de profissionais de saúde em Toxicologia, área tão pouco conhecida pelos mesmos - uma vez que, praticamente, apenas os cursos acadêmicos de Farmácia e Medicina Veterinária possuem em sua grade esta disciplina - facilitarão a disseminação dos conhecimentos na prevenção, diagnóstico e tratamento das intoxicações.

Os cursos bastante esperados também pelos profissionais que já atuam na área são os de mestrado (strictu sensu).

Fonte: CIAVE. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário