segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Ciave Realiza Capacitação em Controle e Manejo de Escorpiões


Mesa de abertura do evento.
O Centro Antiveneno da Bahia (Ciave), órgão da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), realizou no período de 20 a 23 de novembro o 2º Curso de Capacitação em Controle e Manejo de Escorpiões, no auditório do Órgão, em Salvador.

O evento teve como objetivo capacitar profissionais de vigilância em saúde da Sesab e Centros de Controle de Zoonoses – CCZs, visando a estruturação do programa para Controle e Manejo de Escorpiões (manejo ambiental), em atendimento à solicitação da Coordenação-Geral de Doenças Transmissíveis (CGDT) e da Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB) da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS).

Participaram do Curso cerca de 30 profissionais, entre técnicos das Diretorias Regionais de Saúde (Dires), Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, Ciave e Centro de Ecologia e Conservação Animal (ECOA) da Universidade Católica do Salvador (UCSal).

Participantes do curso
Foram instrutores do Curso o médico-veterinário Guilherme Carneiro Reckziegel, coordenador do Programa Nacional de Controle de Acidentes por Animais Peçonhentos (PNCAAP) do Ministério da Saúde; Mardones Flores, da CGLAB/MS; Flávio Dourado, do MS; Denise Maria Cândido e Priscila Nanni, do Instituto Butantan; Emanuel da Silva, da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná e Wagner Fabiano de Oliveira, do CCZ de Foz do Iguaçu.

A capacitação visou habilitar os profissionais de vigilância em saúde das Diretorias Regionais de Saúde, Laboratórios de Entomologia e CCZs a reconhecer e diferenciar os escorpiões, conforme interesse para a saúde pública, importância epidemiológica e características biológicas. Para isto, foram desenvolvidas atividades de campo no bairro de Itapoan e práticas de laboratório, com o apoio do ECOA/UCSAL.

O número de acidentes por escorpiões tem aumentado de forma preocupante em decorrência da proliferação destes animais em diversas regiões do país, com crescente incidência de óbitos. Desta forma, o conhecimento sobre as características biológicas e ambientais das espécies peçonhentas é fator determinante para a eliminação das condições ambientais favoráveis à proliferação destes animais, principalmente em áreas urbanas, como é o caso das aranhas e escorpiões.

O Ciave é o órgão coordenador do Programa Nacional de Controle de Acidentes por Animais Peçonhentos na Bahia e desenvolve ações de vigilância, prevenção, capacitação, diagnóstico e tratamento relacionados a estes agravos. A partir desta capacitação, o Centro irá articular a organização de ações de vigilância e controle nas Regionais de Saúde, juntamente com outros Órgãos envolvidos, com o intuito de diminuir a exposição humana a este risco.

Fonte: Ciave. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário