quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Lançada 3ª Parte do Dossiê da Abrasco sobre Agrotóxicos


Foi lançada no dia 16/11, sexta-feira, a terceira parte do dossiê sobre agrotóxicos da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). O lançamento ocorreu durante o congresso da entidade, que ocorreu no período de 14 a 18/11, em Porto Alegre (RS), com a participação de mais 8.000 pessoas.

As primeiras duas partes do dossiê "Um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde" foram lançadas também este ano, durante o congresso mundial de Nutrição e na Cúpula dos Povos na Rio+20, ambos no Rio de Janeiro. O lançamento foi precedido por uma mística, realizada pela Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, em que foi retratada a trajetória de vida de um camponês que utilizava agrotóxicos e mudou sua vida, transformando seu modelo de produção a agroecologia.

Segundo Raquel Rigotto, que coordenou a equipe de mais de 20 pesquisadores na elaboração do documento, "junto a um caloroso sentimento de alegria pela construção coletiva entre a Abrasco e a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida, e por tudo que pudemos descobrir mediante os diálogos de saberes e afetos dedicados ao Dossiê, nasce o forte desejo de prosseguir".

Participaram ainda da mesa Cleber Folgado pela Campanha Nacional Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida, Socorro Sousa, do Conselho Nacional de Saúde, Arilson da Silva Cardoso, secretário de saúde do município de São Lourenço do Sul, representando o CONASEMS, e a Dra. Fatima Borghi, da coordenação do Fórum Nacional de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos do Ministério Público do Trabalho.

O dossiê conta com um prefácio escrito pelo intelectual português Boaventura de Sousa Santos. "Gostaria de destacar que o Dossiê, em sua última etapa, constrói com ousadia o que tenho conceituado como a Ecologia de Saberes. Não basta somente reunirmos todo o conhecimento científico produzido pela ciência moderna, mas construirmos um verdadeiro diálogo entre as vozes que emergem dos territórios e que nos trazem informações que não estão nas grandes bases de dados oficiais."

Boaventura se refere ao segundo capitulo do dossiê, que é formado por cartas escritas por diversas populações atingidas pelos agrotóxicos. O dossiê conta ainda com um capítulo sobre a forma de fazer ciência e um capitulo com proposições acerca de políticas públicas para diminuir o grande impacto que os agrotóxicos vem causando à saúde da população brasileira. 

Também durante o lançamento foi denunciada a exoneração do Coordenador da área de Toxicologia da Anvisa, Dr. Luis Claudio Meirelles que notificou ao Ministério Público a ocorrência de fraudes na liberação de agrotóxicos para o mercado brasileiro sem a devida análise toxicológica na Anvisa. O presidente da Abrasco encaminhou, durante o congresso, uma carta ao Ministro da Saúde solicitando uma investigação imediata dos fatos.

Fonte: Campanha contra os Agrotóxicos. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário