terça-feira, 5 de maio de 2015

Ciave participa de evento em alusão ao uso racional de medicamentos

Foto: CRF-BA.
No dia 05 de maio é comemorado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, data esta escolhida para conscientizar a população sobre os riscos da automedicação. Segundo dados preliminares do Centro de Informações Antiveneno (Ciave), em 2014 ocorreram 1.704 casos de intoxicação por medicamentos na Bahia, com seis óbitos.

Em alusão a essa data, o Conselho Regional de Farmácia da Bahia (CRF-BA) promoveu na manhã de hoje o I Seminário Baiano sobre Uso Racional de Medicamentos. Na mesa de abertura do evento estiveram presentes o presidente do CRF-BA, Dr. Mário Martinelli; o assessor da Diretoria de Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Dasf-Sesab), Anderson Oliveira;  a farmacêutica do Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM) do CRF-AB, Maria Fernanda Barros, e o farmacêutico Jucelino Nery, coordenador de apoio diagnóstico e terapêutico do CIAVE.

O presidente do CRF-BA ressaltou a importância do farmacêutico como um aliado do paciente no uso seguro do medicamento, devendo estar presente em todas as farmácias e drogarias, e ressaltou o risco da automedicação, hábito muito comum entre a população brasileira.

Jucelino Nery, por sua vez, proferiu a palestra “Intoxicações por medicamentos. Como podemos prevenir.” Segundo o farmacêutico, os medicamentos constituem o principal agente causador de intoxicação em todo o mundo, correspondendo a cerca de 25% de todas as intoxicações registradas pelo Ciave, centro de estadual de referência em Toxicologia e integrante da rede nacional de centros de informação e assistência toxicológica.

Só em Salvador foram 825 casos, correspondendo a 44% das intoxicações por medicamentos no Estado. Aproximadamente 37% destes agravos acontecem de forma acidental e 31% por tentativa de suicídio. O erro de administração e a automedicação correspondem, respectivamente, a 6% e 2%.

As principais vítimas destes acidentes são as crianças menores de 5 anos de idade e ocorrem no ambiente domiciliar, afirma Nery. Além disso, ele alerta para os cuidados necessários para evitar a sua ocorrência, como:
  • Não tomar e nem dar medicamentos sem orientação médica/farmacêutica e não exceder as doses prescritas;
  • Se não entender a receita do médico, pedir para que ele reescreva de forma legível;
  • Ler a bula e o rótulo dos medicamentos antes de utilizá-los;
  • Evitar tomar ou administrar medicamentos em ambiente sem luz (no escuro);
  • Descartar sobras de medicamentos vencidos e em local adequado;
  • Se mesmo com essas medidas ocorrer uma intoxicação, manter a calma, ter em mãos a embalagem do produto envolvido no acidente, entrar em contato com o CIAVE (0800 284 4343) e encaminhar a vítima para a unidade de saúde mais próxima.
      Fonte: CIAVE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário