quarta-feira, 20 de maio de 2015

ENFISA 2015: Seminário sobre Agrotóxicos traz assuntos atuais e relevantes para a agricultura brasileira

No dia 21 de maio, acontecerá o Seminário sobre Agrotóxicos, em Salvador/BA, que é aberto ao público, durante a programação do 13º Encontro de Fiscalização e Seminário de Agrotóxicos (ENFISA 2015). 

O Seminário terá início com a palestra de José Guilherme Tollstadius Leal, Secretário de Agricultura do Distrito Federal, com o tema “Assistência Técnica e Extensão Rural – impacto sobre o uso adequado de agrotóxicos no Brasil”, que terá como moderador o Coordenador-geral de agrotóxicos e afins do MAPA, Júlio Sérgio Britto. Nesta palestra será discutido o papel da assistência técnica na promoção do uso correto e seguro de agrotóxicos, de forma a evitar a contaminação de alimentos, a intoxicação do trabalhador e poluição do meio-ambiente. "Não se trata de promover o uso de agrotóxicos e, sim, de garantir que ao optar pelo uso dessas tecnologias, o produtor o faça de modo seguro para si, para o meio-ambiente e a população", explica Britto.

Em seguida, o diretor-presidente do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), João Rando, realizará a palestra “Logística reversa de agrotóxicos impróprios”. Neste momento, será abordada uma nova resolução do CONAMA, que autoriza as unidades de recebimento de embalagens vazias a receber também embalagens contendo produtos impróprios. 

A parte da tarde começará com a mesa-redonda “Boas Práticas no Uso de Agrotóxicos”, que será moderada por Rosilene Souto (MAPA/SDC), e mostrará que a produção integrada é um sistema agrícola de produção com gestão racional dos recursos naturais e privilegiando a utilização dos mecanismos de regulação natural em substituição de fatores de produção, contribuindo, deste modo, para uma agricultura sustentável. A produção integrada procura mitigar o risco no uso de agrotóxicos, fomentando as boas práticas agrícolas. A mesa-redonda será dividida em quatro partes com os seguintes temas: “Situação atual da Produção Integrada de Frutas e Hortaliças no Brasil”, “Programa de certificação de pulverizadores”, “Armazenamento de pequenas quantidades de agrotóxicos em propriedades rurais” e "Importância das medidas legislativas como ferramenta de manejo da resistência de pragas".

Também serão apresentadas as palestras “Aproximação entre academia e órgãos regulatórios”, por Francisco Laranjeira (UFRB) e  “Indisponibilidade de produtos registrados para controle de pragas de interesse nacional - estudos de caso”, pelo Coordenador Geral de Proteção de Plantas do MAPA, Marcus Vinícius Segurado Coelho. Na palestra de Laranjeira, será abordada a necessidade de maior aproximação entre academia e regulação pois a primeira pode aportar conhecimento científico e tecnologias inovadoras no diagnóstico e controle de pragas. Já, na palestra de Coelho, será abordada a situação de algumas pragas agrícolas que, em função da falta de produtos registrados têm causado perdas expressivas ao agricultor brasileiro, tais como  a mosca-das-frutas, a broca-do-café e a ferrugem-asiática-da-soja.

O ENFISA 2015 é coordenado pelo MAPA em conjunto com a ADAB. Além disso, conta com o apoio das seguintes instituições: SBDA – Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária, ANDEF, Associação Nacional de Defensivos Genéricos (AENDA), Associação Nacional de Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV), Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (SINDIVEG), Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina (ABIFINA), União dos Fabricantes Nacionais de Produtos Fitossanitários (UNIFITO), Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABCBio) e CREA-BA. 

Para mais informações e realizar a sua inscrição acesse www.enfisa.net ou envie uma mensagem para eventos@defesaagropecuaria.com. O prazo para inscrições antecipadas encerra no dia 12 de maio, com valores diferenciados.

Fonte: Agropec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário