terça-feira, 18 de agosto de 2015

18 de Agosto: dia do Estagiário!

Neste dia 18 de agosto comemora-se o dia do Estagiário, categoria merecedora de respeito e atenção e que passou a ter direito a novos benefícios, com a sanção da Lei Federal nº 11.788/2008, como bolsa auxílio, direito a férias, entre outros.

A instituição do Dia do Estagiário é uma forma de valorizar o estágio e reconhecer a sua importância para a formação de futuros profissionais. Esta atividade requer disciplina, compromisso e exige responsabilidade e dedicação do estudante, com a conciliação das atividades acadêmicas e o exercício do estágio. Atitudes esta que devem ser incorporadas à sua formação e servir de guia para o crescimento pessoal, o sucesso profissional e o pleno exercício da cidadania.

O Centro de Informações Antiveneno (Ciave) disponibiliza área de estágio há 35 anos, proporcionando aos estudantes o desenvolvimento de atividades relacionadas à identificação de intoxicações, diagnósticos, sintomatologias clínicas e terapêuticas das principais intoxicações exógenas, o conhecimento dos princípios básicos do atendimento aos pacientes que tentam suicídio, além das ações relacionadas à gestão. Este estágio integra o Programa de Estágios não Remunerados na Rede Sesab – Cotidiano do SUS, desenvolvido pela EESP, e que potencializa os espaços de gestão do SUS-BA, sobretudo em áreas meio, fomentando a interdisciplinaridade, a intersetorialidade e a vivência dos desafios para operacionalização de um sistema público, gratuito e universal.

Atualmente, são oferecidas vagas para as áreas de Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária e Psicologia. Neste mês de agosto tem início mais uma turma, a qual participou na última quarta-feira (12/08) da Oficina de Acolhimento promovida pelo Ciave, realizada no seu auditório, das 13h30min às 17h30min, e que contemplou uma dinâmica de apresentação, apresentação do Ciave (equipe, atividades desenvolvidas), atividade em grupo, apresentação das rotinas no atendimento e orientação toxicológica, apresentação do plano de estágio e uma dinâmica de encerramento.

Na quinta-feira pela manhã (13/08), os estagiários participaram da Oficina de Acolhimento promovida pela EESP, das 08h às 12h, no Auditório II da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, Campus Cabula, juntamente com os estagiários das demais Unidades da rede em Salvador. Estiveram presentes, além de técnicos da EESP e da Diretoria da Atenção Básica da Sesab, alguns supervisores de estágio do Ciave, da Divisa, da Central de Transplante de Órgãos, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário