segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Oficina de Acolhimento dos Estudantes Contratados no Processo Seletivo para Estágios Não Obrigatórios na Rede SESAB - 2015

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), através da Superintendência de Recursos Humanos da Saúde (SUPERH), por meio da Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), realizou no dia 13 de agosto de 2015 no auditório da Escola Baiana de Medica e Saúde Pública no campus Cabula, a oficina de acolhimento para os estudantes convocados na 1º lista e que foram contratados no Processo Seletivo para Estágios Não Obrigatórios na Rede SESAB – 2015.

Contou com a presença da enfermeira Alessandra Martins dos Reis do Programa de Residências Médica e Multiprofissional da Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf-SUS), durante sua palestra fez uma análise do sistema de formação em saúde, caracterizando com a importância do estágio para a formação acadêmica e profissional do estudante, exemplificando com suas experiências profissionais e os desafios encontrados na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A oficina teve também a participação do farmacêutico Jucelino Nery, onde expressou suas impressões sobre o programa e a formação em saúde como supervisor do estágio. No decorrer da sua fala foram apresentadas as finalidades do estágio, trazendo como objetivo a aproximação dos estudantes de diversas graduações à realidade do sistema, sendo de primordial importância que os mesmos compreendam o cotidiano do SUS como princípio educativo, suas particularidades e como ele funciona.

A estudante de ciências econômicas pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), Thaína Martins, que participou do programa de Estágios Não Obrigatórios na Rede SESAB, no setor de economia em saúde durante um ano e meio, falou das suas experiências positivas e suas descobertas dentro do estágio e na área de grande importância onde atuou.

No final da rodada de debates, os palestrantes estiveram à disposição dos estudantes para responder dúvidas e questionamentos acerca do tema. Para finalizar a oficina, a Coordenação de Integração da Educação e Trabalho na Saúde (CIET), setor da EESP responsável pelo processo, apresentou em detalhes os regimentos do estágio esclarecendo as obrigações e dúvidas dos supervisores e estudantes, desejando boas-vindas para todos os presentes.

Fonte: EESP/SESAB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário