segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Ciave comemora 35 anos de fundado

Seminário, palestras, exposição e até doação de sangue marcam as comemorações dos 35 anos do Centro Antiveneno da Bahia (Ciave), que começou nesta segunda-feira (24) e se estende durante a semana.

Fundado no dia 30 de agosto de 1980, o Ciave vem cumprindo importante papel na assistência, mas também na formação de profissionais de saúde, "considerando que as universidades não possuem disciplina de toxicologia, apenas os cursos de farmácia e Medicina Veterinária possuem a disciplina", ressaltou o diretor do Centro, o médico e toxicologista Daniel Rebouças. O profissional acrescentou que ele mesmo foi formado pelo Ciave. "Entrei aqui como estagiário", disse Rebouças durante seu discurso de abertura da 1ª Semana Estadual de Prevenção às Intoxicações, que ocorreu no auditório do Ciave.

Ele também pontuou que a jornada vai contar com atividades educativas e científicas, com ênfase para a divulgação dos cuidados necessários na utilização de substâncias químicas e as formas de prevenção de acidentes que possam provocar intoxicação, incluindo animais peçonhentos. Na mesma data, se comemora o Dia Estadual de Conscientização para a Prevenção da Intoxicação por Substâncias Químicas, instituído através da lei 9.205, de 05 de agosto de 2004.

Considerado referência na área de toxicologia para todo o Nordeste, o Centro Antiveneno da Bahia (Ciave), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), contabiliza cerca de 7.500 atendimentos/ano e 16 mil notificações de acidentes por animais peçonhentos e 3 mil casos de intoxicações em geral, ocorridos em todo o estado. O Ciave presta assistência a pacientes e orientação toxicológica especializada a profissionais de saúde, em plantões ininterruptos.

Segundo Daniel Rebouças, a ocorrência de envenenamentos é um grave problema de saúde pública em todos os países, tendo duplicado nas últimas décadas, sobretudo pela elevada produção e variedade de produtos químicos. Em termos globais, estima-se que 1,5 a 3% da população é vitimada todos os anos. No Brasil, os registros alcançam cerca de 4,8 milhões de casos anualmente e destes, 0,1 a 0,4% evoluem para óbito. Na Bahia, as notificações chegam a 19 mil casos/ano.


Doação de sangue

Pelo segundo ano consecutivo, a doação voluntária de sangue e medula faz parte das comemorações do Ciave e, na terça-feira (25), às 8 horas, os funcionários do Ciave vão comparecer à Fundação de Hematologia da Bahia (Hemoba), para a coleta do sangue e realização do cadastro para a doação de medula óssea.


Cuidados e prevenção

O diretor do Ciave, Daniel Rebouças, destacou alguns pontos relacionados aos cuidados quando alguém for exposto a intoxicações ou acidentes com animais peçonhentos. Ele alertou que se a intoxicação for por veneno exposto ao ambiente, abrir portas e janelas para ventilar e retirar pessoas e animais do local. Se for através de contato com a pele, retirar roupas e sapatos da vítima e lavar a pele com água corrente. Os olhos também deverão ser lavados com água corrente ou soro. Além disso, ele alertou para alguns mitos como a ingestão de leite, água e provocar vômitos. "São atitudes que nunca devem ser tomadas em caso de intoxicação. Tem que se procurar atendimento médico o mais rápido possível".


Desafio
Presente ao evento de abertura da Semana, o superintendente de Atenção Integral à Saúde da Sesab, José Raimundo Mota, falou sobre a importância do Ciave na rede pública de saúde e disse que estamos vivendo um período de "desafios na saúde, mas acredito que vamos vencer os desafios e ampliar, cada vez mais, a assistência aos pacientes". José Raimundo fez um apelo para que todos compareçam amanhã à sede da Hemoba para a doação de sangue, lembrando que "na saúde, cuidamos da vida das pessoas, mas amanhã podemos também precisar de cuidados".


Programação

A programação da 1ª Semana Estadual de Prevenção às Intoxicações segue até a próxima sexta-feira, 28. No dia 26, quarta-feira, de 8 às 17 horas, no saguão do Hospital Geral Roberto Santos, acontece exposição sobre as atividades e a trajetória do Centro, com distribuição de material educativo.

Já na sexta-feira, 28, haverá o 3º Seminário de Toxicologia, no Fiesta Convention Center, com o objetivo de fortalecer o debate em torno do panorama nacional dos envenenamentos, com ênfase para o estado da Bahia.

O evento terá entre os palestrantes a médica Patrícia Ciruffo, do Serviço de Toxicologia de Belo Horizonte; o médico Francisco de Siqueira França, da USP; os médicos Gustavo Tanajura e Daniel Rebouças, do Ciave; o farmacêutico Jucelino Nery, do Ciave, e a psicóloga Soraya Carvalho, também do Ciave. Entre os temas que serão enfocados estão: "Abordagem inicial ao intoxicado agudo", "As especificidades do atendimento ao paciente suicida", "Diagnóstico e tratamento dos acidentes por animais peçonhentos" e "As intoxicações por agrotóxicos e outros produtos".

Fonte: Sesab.

Nenhum comentário:

Postar um comentário