quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Semana de Prevenção às Intoxicações marca os 35 anos do CIAVE

Considerado referência na área de toxicologia para todo o Nordeste, o Centro Antiveneno da Bahia (Ciave), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), completa 35 anos de funcionamento no próximo dia 30, data em que também transcorre o Dia Estadual de Conscientização para a Prevenção da Intoxicação por Substâncias Químicas, instituído através da lei 9.205, de agosto de 2004. Contabilizando cerca de 7.500 atendimentos/ano, 16 mil notificações de acidentes por animais peçonhentos e 3 mil casos de intoxicações em geral, ocorridos em todo o estado, o Ciave presta assistência a pacientes e orientação toxicológica especializada a profissionais de saúde, em plantões ininterruptos.
Para marcar os 35 anos de funcionamento, o Ciave promove a partir da próxima segunda-feira, dia 24, a 1ª Semana Estadual de Prevenção às Intoxicações, com atividades educativas e científicas, com ênfase para a divulgação dos cuidados necessários na utilização de substâncias químicas e as formas de prevenção de acidentes que possam provocar intoxicação, incluindo animais peçonhentos.
Segundo o médico toxicologista Daniel Rebouças, diretor do Ciave, a ocorrência de envenenamentos é um grave problema de saúde pública em todos os países, tendo duplicado nas últimas décadas, sobretudo pela elevada produção e variedade de produtos químicos. Em termos globais, estima-se que 1,5 a 3% da população é vitimada todos os anos. No Brasil, os registros alcançam cerca de 4,8 milhões de casos anualmente e destes, 0,1 a 0,4% evoluem para óbito. Na Bahia, as notificações chegam a 19 mil casos/ano.
Referência
Segundo serviço de toxicologia do país a entrar em funcionamento, o Ciave é responsável pela normalização, regulação e controle de atividades ligadas à toxicologia; orientação toxicológica em geral para prevenção, diagnóstico e tratamento de intoxicações exógenas; atendimento médico de urgência e acompanhamento de pacientes intoxicados; realização de análises toxicológicas de urgência em pacientes atendidos na rede pública de saúde e monitoramento terapêutico de fármacos; manutenção do laboratório de animais peçonhentos e controle e manutenção de bancos de antídotos, entre outras atividades relacionadas à toxicologia.
O serviço conta ainda com o Núcleo de Estudos e Prevenção do Suicídio (NEPS), criado em 2007, que além do acompanhamento psicológico, disponibiliza atendimento psiquiátrico ambulatorial, terapia ocupacional e reuniões informativas para familiares de pacientes que tentaram suicídio. A coordenadora do Núcleo, Soraya Carvalho, conta que o serviço é voltado ao atendimento de pacientes com depressão grave e risco de suicídio. "Atualmente, somos referência na Bahia e também estamos exportando o modelo para outros centros no Brasil", revela a psicóloga.
Destaque também, no Ciave, para o jardim de plantas venenosas, fundamental para identificar as espécies de plantas que causam envenenamento ou algum tipo de intoxicação, garantindo o tratamento adequado às vítimas.
Programação
A programação da 1ª Semana Estadual de Prevenção às Intoxicações será iniciada segunda-feira, no auditório do Ciave, com um simpósio interno de integração. No dia seguinte (25), servidores do serviço se engajam na campanha de doação voluntária de sangue e medula óssea e vão à sede da Hemoba, às 8 horas, para praticar o ato de solidariedade.
No dia 26, quarta-feira, de 8 às 17 horas, no saguão do Hospital Geral Roberto Santos, acontece exposição sobre as atividades e a trajetória do centro, com distribuição de material educativo. Encerrando as atividades, será realizado no dia 28, sexta-feira, no Fiesta Convention Center, o 3º Seminário de Toxicologia, com o objetivo de fortalecer o debate em torno do panorama nacional dos envenenamentos, com ênfase para o estado da Bahia.
O evento terá entre os palestrantes a médica Patrícia Ciruffo, do Serviço de Toxicologia de Belo Horizonte; o médico Francisco de Siqueira França, da USP; os médicos Gustavo Tanajura e Daniel Rebouças, do Ciave; o farmacêutico Jucelino Nery, do Ciave, e a psicóloga Soraya Carvalho, também do Ciave. Entre os temas que serão enfocados estão: "Abordagem inicial ao intoxicado agudo", "As especificidades do atendimento ao paciente suicida", "Diagnóstico e tratamento dos acidentes por animais peçonhentos" e "As intoxicações por agrotóxicos e outros produtos".
Fonte: Ascom/Sesab.

Nenhum comentário:

Postar um comentário