quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Dia do Farmacêutico: 20 de Janeiro

O Centro de Informações Antiveneno da Bahia (CIAVE-BA) parabeniza os farmacêuticos por seu dia, 20 de janeiro. A data comemorativa foi instituída pelo Senado, a partir do projeto de Lei PLC 145/08, em 3 de novembro de 2010 como o Dia Nacional do Farmacêutico no Brasil.

O dia foi escolhida em função de um marco histórico na área que foi a fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (A.B.F.), no Rio de Janeiro, em 20 de janeiro de 1916. A partir daquela data, sempre havia uma reunião de confraternização, até que em 1942 o Dr. Otto Cezar Granado, com a aprovação dos demais colegas de profissão, resolveu oficializá-la como o Dia do Farmacêutico.

Recentemente, a Federação Internacional Farmacêutica - FIP, órgão máximo da profissão no mundo, e da qual o Conselho Federal de Farmácia é membro, instituiu, por meio de votação, 25 de setembro como o Dia Internacional dos Farmacêuticos. A decisão não altera as datas já sacramentadas por cada país para comemorar o Dia consagrado à profissão.

Como relata o Dr. Jaldo de Souza Santos - Presidente do Conselho Federal de Farmácia – em artigo na Revista Pharmacia Brasileira, nº 78, o profissional farmacêutico é um aliado da vida, promovendo a cura das pessoas. Conforme o livro Eclesiástico 38, “o farmacêutico promove a cura e mitiga a dor, faz perfumes e compõe ungüentos úteis à saúde, e o seu trabalho não terá fim”.

O CIAVE conta em seu quadro com três farmacêuticos que desenvolvem atividades relevantes no Centro: Jucelino Nery da Conceição Filho, coordenador de apoio diagnóstico e terapêutico, Carlos Augusto Menezes, responsável pelo Laboratório de Toxicologia de Urgência, e Cícero Leite Magalhães, que responde pela Farmácia. Além das atividades específicas, atuam na formação de futuros profissionais através da orientação e supervisão de estagiários de Farmácia.

Atualmente, no Brasil, os quase 140 mil farmacêuticos exercem 74 diferentes atividades regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). Cada uma delas exige um nível de excelência e capacitação técnico-científica diferenciado. Estas atividades vão da assistência prestada nas farmácias, drogarias e hospitais públicos e privados à genética, passando pela pesquisa de uma molécula que dará origem a um novo medicamento; pelas indústrias (de medicamentos, alimentos e cosméticos), análises clínicas e toxicológicas; citopatologia, radiofarmácia, fiscalização, vigilância sanitária, controle de qualidade, magistério, entre outras.

Neste mês comemorativo à profissão farmacêutica, o Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA) realizou solenidade plenária na noite do dia 17, segunda-feira, no salão nobre do Hotel Vila Galé, onde foram agraciados com o diploma e a Medalha de Comenda ao Mérito por reconhecimentos pelos seus relevantes serviços prestados à Profissão Farmacêutica e a Farmácia Brasileira, os profissionais Dr. Edmar Caetité Júnior, Dra. Eliete da Silva Bispo, Dr. Leandro Carneiro da Silva, Dr. Lucas Carneiro da Silva e Dra. Maria de Fátima Gargur. Ainda conforme a agenda do Conselho, amanhã (21/01) será realizada uma festa comemorativa à data no Unique Eventos, na Avenida Tancredo Neves, sendo necessária a apresentação do convite para acesso.

O Conselho Federal, por sua vez, realiza hoje, às 19h30, no Memorial JK, em Brasília (DF), a solenidade comemorativa ao Dia do Farmacêutico. Na oportunidade, farmacêuticos, autoridades e personalidades ligadas à área da Saúde serão homenageados com a Comenda do Mérito Farmacêutico. A Comenda é a maior honraria concedida no setor farmacêutico, no Brasil, e foi criada, em 1998, por Resolução do CFF para homenagear pessoas que colaboraram para o engrandecimento da profissão, ou que contribuíram para o desenvolvimento da saúde, no País. É constituída de uma medalha e um diploma, e entregue a pessoas de todas as Unidades da Federação indicadas por Conselheiros Federais cujos nomes foram aprovados pelo Plenário do CFF. Entre os homenageados está o Dr. Eustáquio Linhares Borges, farmacêutico-bioquímico, atual vice-presidente do CRF-BA e um dos fundadores do CIAVE-BA.

Fontes: CRF-BA, CFF, Portal Farmacêutico. Leia mais.

2 comentários:

  1. Parabéns todos os farmacêuticos pelo seu dia! Aqui deixo meus parabéns especial aos profissionais de Farmácia do CIAVE!
    Att,
    Andrea Alves

    ResponderExcluir
  2. Nós, farmacêuticos do CIAVE agradecemos!

    ResponderExcluir