quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Ciave fala sobre intoxicações a profissionais do Programa Mais Médicos

O Centro Antiveneno da Bahia (Ciave) realiza na manhã de hoje (12/09), no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, uma apresentação para os 63 médicos estrangeiros que atuarão na Bahia, através do Programa Mais Médicos.
Dr. Daniel Rebouças, diretor do Ciave, fala para os profissionais do Programa Mais Médicos
Desde o dia 26/09 esses profissionais estão passando por aulas de avaliação sobre saúde pública brasileira e língua portuguesa. As aulas seguem por mais uma semana, totalizando uma carga horária de 120 horas. Visitas a unidades públicas de saúde também estão no cronograma de atividades.
O Dr. Daniel Rebouças, médico toxicologista e diretor do Ciave, explana sobre as questões relacionadas à ocorrência de intoxicações no Estado, dando enfoque ao diagnóstico e tratamento destes agravos. Técnicos do Ciave também estarão presentes e orientarão os profissionais a reconhecer e identificar os animais peçonhentos.
O Ciave registra anualmente cerca de 7.200 casos, principalmente relacionados a medicamentos e animais peçonhentos, em toda a Bahia. Além de orientações e atendimento às intoxicações, o centro coordena o Programa de Controle de Acidentes por Animais Peçonhentos no Estado (PNCAAP).
O PNCAAP utiliza como base de informações, além dos dados dos Centros de Informação Toxicológica, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o qual registrou 13.512 acidentes por animais peçonhentos na Bahia, sendo que 67,8% dessas ocorrências foram causadas por escorpiões e 20,4% por serpentes.
Fonte: Ciave. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário