terça-feira, 3 de setembro de 2013

Dia do Biólogo: parabéns!

Coleção didática de animais peçonhentos do Ciave.
Há 33 anos, através da Lei Nº 6.684, de 3 de setembro de 1979, a profissão de Biólogo foi regulamentada no Brasil. Assim, instituiu-se o dia 3 de setembro como o Dia do Biólogo.

As áreas de atuação desse profissional são muitas, desde professor de ciências, a partir do 5º ano, ensino médio e universidades, fazer estudos das plantas (botânico); fazer estudos dos animais (zoólogo); estudar os seres marinhos, ecologia e meio ambiente, ou ainda fazer estudos de seres microscópicos, através da microbiologia. Também trabalham com a aplicação das técnicas de controle de pragas e, principalmente, pela preservação do meio ambiente, além de realizar exames e verificar doenças genéticas.

No Centro de Informações Antiveneno (Ciave) o biólogo desenvolve um papel relevante atuando junto à equipe multidisciplinar, tendo como atribuição principal a identificação de agentes biológicos, animais e plantas, que tenham ou não causado acidente, para auxílio ao diagnóstico.  Além disso, realizam consultoria, são responsáveis pela manutenção da coleção didática de animais peçonhentas, participam de ações educativas e de capacitação, dentre outras atividades.

Jardim de Plantas Venenosas do Ciave-BA.
Estes profissionais compõem o Setor de Biologia do Ciave, o qual é formado pelo Laboratório de Animais Peçonhentos e pelo Jardim de Plantas Venenosas. No jardim, são cultivadas as espécies tóxicas mais comuns em nosso Estado. A sua finalidade é auxiliar na capacitação de pessoal, apoio diagnóstico e terapêutico e adoção de medidas de prevenção e controle junto às escolas, serviços médicos e à comunidade em geral.



Fonte: Ciave. Leia mais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário