domingo, 19 de outubro de 2014

Professor da FG publica pesquisa sobre efeitos neuropsicológicos em adultos expostos ao manganês

professor gustavoO Manganês (Mn) é um elemento essencial aos seres humanos e, devido a esta essencialidade, seus níveis são mantidos em concentrações biológicas ótimas através de um mecanismo homeostático eficaz. O excesso de Manganês no organismo, por outro lado, é prejudicial e pode desencadear alterações no sistema nervoso central, já que trata-se de um elemento potencialmente neurotóxico.
A avaliação da exposição ambiental ao Manganês foi tema de pesquisa feita pelo professor Gustavo Viana, docente do colegiado de Farmácia da FG. Com o tema “Avaliação da exposição ambiental ao manganês por marcadores não invasivos e efeitos neuropsicológicos em adultos”, o trabalho foi apresentado no V Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica, que ocorreu em setembro de 2014, em Salvador.

O projeto de pesquisa foi fruto de uma parceria entre o Laboratório de Toxicologia da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Instituto de Psicologia da UFBA. A pesquisa foi desenvolvida na região de Simões Filho, interior baiano, em duas comunidades expostas ambientalmente por via atmosférica ao Manganês.
Na pesquisa, foi demonstrado um comprometimento na memória e em funções cognitivas em adultos expostos, de forma que quanto maiores os níveis biológicos do Manganês, maior o comprometimento nessas funções neuropsicológicas. A pesquisa ainda contou com um caráter inédito em nível internacional, pois os resultados sugerem novos biomarcadores para se avaliar o comprometimento neuropsicológico de pessoas expostas ambientalmente a este metal neurotóxico.
Os resultados também foram publicados recentemente em uma revista de alto impacto internacional, a Toxicology Letters – revista especializada na área da toxicologia, que tem por objetivo publicar resultados de pesquisas inovadoras na referida área. Trata-se de uma revista indexada com alto fator de impacto e com a maior avaliação dentre os critérios estabelecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Qualis A1.
A pesquisa contou com a co-autoria de pesquisadores da UFBA; e com a participação dos pesquisadores Chrissie Ferreira, Lorena Nunes, Juliana Rodrigues, Nathália Ribeiro, Diego Almeida, Junia Ferreira, Neander Abreu e José Antonio Menezes Filho.
O professor Gustavo Viana destaca a importância do incentivo à pesquisa científica ainda na graduação para a produção de conhecimento. “A participação em eventos científicos como este é de grande importância para o docente, pois é uma oportunidade para apresentar os resultados de seus trabalhos de pesquisa e, ao mesmo tempo, se atualizar na área”, afirmou.

Fonte: Faculdade Guanambi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário