quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Notificação de intoxicação exógena é discutida em curso

Técnicos do Ciave em evento sobre notificação de agravos
   relacionados ao trabalho.
Técnicos do Centro de Informações Antiveneno (Ciave) participaram da 5º Edição do Curso "Implementação da notificação de agravos e doenças relacionadas ao trabalho" ocorrido nos dias 08 e 09/08, promovido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Salvador.

Participaram do Curso técnicos de várias unidades de saúde do município que atuam na notificação através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Com o objetivo de difundir o conhecimento sobre agravos e doenças relacionadas ao trabalho (ADRT) e ampliar a sua notificação através do Sinan, o evento abordou em sua programação, dentre outros assuntos, a notificação de intoxicações exógenas.

Em 2016 foram notificadas através do Sinan um total de 3.292 intoxicações no Estado, sendo que 248 (7,5%) foram relacionadas ao trabalho. Destes casos, 58 ocorreram em Salvador. O Ciave, por sua vez, registrou a ocorrência de 94 intoxicações deste tipo no mesmo período, o que demonstra uma elevada subnotificação no Sinan.

De acordo com Valdélia Menezes, técnica do Ciave, os profissionais precisam reconhecer a importância da notificação e a necessidade de melhorar a qualidade das informações. Com esse objetivo, elaborou-se durante o evento o Plano de Ação para Implementação da Notificação de Agravos no município de Salvador.

Fonte: CIAVE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário