quarta-feira, 6 de julho de 2011

CIAVE Promove Capacitação para Municípios da 18ª DIRES


Os municípios da 18ª Diretoria Regional de Saúde (DIRES), com sede em Itaberaba, serão beneficiados com a realização do curso de Prevenção e Controle de Intoxicações Exógenas e o Seminário de Urgências Toxicológicas, nos próximos dias 12 e 13 (terça e quarta-feira), promovidos pela Secretaria da Saúde do Estado (SESAB), através do Centro de Informações Antiveneno - CIAVE. O evento, o terceiro realizado este ano, visa capacitar profissionais de saúde de nível médio e superior para a prevenção, diagnóstico e tratamento de casos de intoxicações exógenas.

A promoção do curso, que contemplará cerca de 160 profissionais dos níveis médio e superior, dá continuidade ao processo de descentralização das ações de toxicovigilância, que vem sendo implementadas pelo CIAVE desde 2000. A iniciativa, que já alcançou mais de 15 mil profissionais de saúde de Salvador e municípios do interior, inclui a implantação de bancos de dados e de antídotos nos hospitais de referência das regionais. Todos os participantes recebem material didático como cartazes, folhetos e cartilhas, com noções básicas sobre os principais temas relacionados à Toxicologia.

O Seminário de Urgências Toxicológicas, que acontecerá no dia 12, é voltado para profissionais de nível superior - emergencistas dos hospitais da regional, das secretarias municipais de saúde e do Programa de Saúde da Família. Serão apresentados, entre outros, os seguintes assuntos: Programa de Toxicovigilância, acidentes por animais peçonhentos, diagnóstico e tratamento das principais intoxicações, o Programa Nacional de Controle de Acidentes por Animais Peçonhentos e a utilização de soros.

No dia seguinte (13), acontece o Curso de Prevenção e Controle de Intoxicações Exógenas, destinado a profissionais de saúde de nível médio - agentes comunitários e de endemias, de vigilância em saúde, de Centros de Controle de Zoonoses e de outras unidades das secretarias de Saúde dos municípios. O curso aborda temas como a introdução à Toxicologia, medidas de prevenção e primeiros socorros nas intoxicações exógenas e acidentes por animais peçonhentos.

Fonte: CIAVE e ASCOM/SESAB. Leia mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário