terça-feira, 26 de julho de 2011

Revista Publica Artigo de Co-Autoria de Técnica do CIAVE

Os acidentes por escorpiões têm constituído um sério problema de saúde pública em todo o país. De acordo com o Centro de Informações Antiveneno da Bahia – CIAVE, só em 2010 foram registrados mais de 7.000 casos destes eventos no Estado, constituindo a principal causa dentre os animais peçonhentos.

Os principais agentes etiológicos na Bahia são o Tityus serrulatus e o T. stigmurus. Entretanto, outras espécies tem sido relatadas como causadoras de acidentes.

O artigo recentemente publicado na Revista de Ciências Médicas e Biológicas (volume 9, número 3),  que tem como co-autores Valdélia Menezes Nascimento Santos,  técnica do CIAVE, e o ex-estagiário de Biologia  Bruno Oliveira Cova, entitulado “Primeiro relato de acidentes escorpiônicos causados por Tityus martinpaechi Lourenço, 2001 (Scorpiones; Buthidae)”, relata quatro acidentes escorpiônicos ocorridos na Região Metropolitana de Salvador causados pela espécie T. martinpaechi que, até então, não havia sido referida como uma espécie causadora de acidentes.

Fonte: CIAVE. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário