terça-feira, 19 de julho de 2011

Intoxicação por Metanol no Equador Causa Mortes


De acordo com informações do Ministério da Saúde do Equador, nessa segunda-feira, aumentou o número registrado de pessoas intoxicadas por metanol decorrente da ingestão de aguardente e vinho adulterados, a maioria na região costeira. Em todo o país, a bebida adulterada provocou 147 vítimas, com 42 óbitos.

Na província de Los Ríos, a bebida adulterada provocou várias mortes e atendimentos médicos, levando à decretação do toque de recolher na região. As outras mortes ocorreram em Ambato, capital de Tungurahua, segundo o ministério da Saúde.

Os policiais capturaram um homem suspeito de distribuir bebida adulterada na região de Los Ríos, informaram as autoridades, sem precisar o local da prisão. Na casa de outro suspeito, foragido, foram encontrados bujões com uma mistura mortal de álcool etílico, apto para consumo humano, e metanol, de menor preço. A intoxicação em massa em Los Ríos ocorreu por ocasião das festas pela Virgem del Carmen, celebradas em vários povoados da região no mês de julho. O ministro da Saúde, David Chiriboga, explicou que “ao entrar em contato com o sangue o metanol se converte em formol, produzindo dano no sistema nervoso”.

Segundo a secretária de Saúde de Los Ríos, Marjorie Vega, as primeiras mortes ocorreram na quinta-feira passada e aumentaram rapidamente no final de semana. “As pessoas morreram por parada cardiorrespiratória quando eram transferidas para Guayaquil”. Vega informou que vários pacientes que se salvaram estão cegos ou sofreram danos renais. “Tivemos pacientes intoxicados que participaram de velórios de quem já havia morrido pela mesma causa”, disse. Vega garantiu que os casos estão diminuindo graças às medidas oficiais, que incluem campanhas nos meios de comunicação.

Fonte: Correio da Bahia e Correio do Povo. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário