sexta-feira, 1 de julho de 2011

Relatório da ONU Aponta Uso Abusivo de Opioides e Anfetaminas no Brasil

No dia 23 de maio deste ano foi divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) - órgão ligado a Organização das Nações Unidas (ONU) – o Relatório Mundial sobre Drogas 2011. O documento reúne dados e análises de tendência sobre a situação do mercado das drogas ilegais em todo o mundo, inclusive sobre a produção, o tráfico e o consumo, servindo como base de referência aos governos para a implementação de políticas públicas para o setor.

O documento mostra os mercados globais de cocaína, heroína e de maconha diminuíram ou se mantiveram estáveis, enquanto que a produção e o abuso de opióides de prescrição apresentaram alta prevalência na Costa Rica, Brasil e Chile.

De acordo com o relatório (página 51), os medicamentos do grupo dos opióides (opióides de prescrição), em especial aqueles à base de codeína, prevalecem na América do Sul, América Central e Caribe.

O Brasil, conforme o relatório, é um dos países que mais consomem medicamentos a base de opióides, principalmente pelo uso não médico. Entre os medicamentos que fazem parte da lista, estão a morfina, a codeína e os opióides sintéticos como metadona, buprenorfina, propoxifeno, fentanila e pentazocina.

O segundo grupo de substâncias mais utilizadas são os estimulantes tipo anfetamina (ATS). Este grupo inclui as anfetaminas (principalmente a anfetamina, metanfetamina e metcatinona) e as substâncias do grupo do ecstasy (MDMA e seus análogos). O seu uso está relacionado a estimulantes prescritos - como anorexígenos ou para o tratamento de transtorno de déficit de atenção - que são desviados.

Os dados mostram que o uso abusivo desses medicamentos na América do Sul está estimado entre 0,3% e 0,4% da população adulta, algo em torno de 850.000 e 940.000 pessoas entre 15 e 64 anos. O Brasil, por sua vez, é um dos países que possui um percentual acima da média na região, ao lado de Bolívia (0,5%) e Chile (0,5%).

Fonte: UNODC. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário