quarta-feira, 17 de julho de 2013

Encontro internacional sobre animais peçonhentos


No período de 3 e 6 de setembro de 2013, a cidade de Niterói sediará o I Encontro Internacional Vital para o Brasil. O evento contará com a participação de pesquisadores de instituições nacionais e internacionais para debater sobre diferentes temas ligados direta ou indiretamente aos acidentes com animais peçonhentos. O encontro é uma parceria da Rede Vital para o Brasil com o Instituto Vital Brazil e será realizado no Mercure Niterói Orizzonte Hotel.

Como um dos objetivos do encontro, pretende-se estimular o debate entre pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, representantes das políticas públicas e estudantes, em torno de diferentes temas ligados aos acidentes com animais peçonhentos. Cientistas, estudantes e representantes de políticas públicas estão convidados. As inscrições podem ser feitas através do site www.vitalbrazil.rj.gov.br, ou do site oficial do evento mediante o pagamento de uma taxa de R$ 50 para estudantes e R$ 80 para profissionais (valor até dia 30 de julho).

A programação conta com debates sobre a Obra Científica de Vital Brazil Mineiro da Campanha, a Produção de Soros Antipeçonhentos na América Latina, os Sistemas Nacionais de Informação, Escorpionismo e Escorpiofauna de Importância Médica na Região Tropical, os Museus, Coleções e Memória, dentre muitos outros temas de relevância para a área.

Submissão de Trabalhos

Os participantes poderão apresentar trabalhos com alguma contribuição científica original, de acordo com o regulamento que consta no site. O prazo para inscrição e submissão de resumos é 30 de julho. No dia 15 de agosto serão divulgados os resumos aceitos para apresentação. Além disso, os artigos de participantes do evento poderão ser submetidos ao Journal of Venomous Animals and Toxins Including Tropical Diseases (JVATiTD), um dos principais periódicos latino-americanos dessa temática. Não há limite de número de manuscritos (por autor) a serem submetidos à publicação especial. O único requisito indispensável é que os trabalhos tenham sido efetivamente apresentados no I Encontro Internacional Vital para o Brasil. A data limite de envio será 3 de outubro de 2013.

Instituto Vital Brazil é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde.

Fonte: SESA-RJ. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário