sexta-feira, 12 de julho de 2013

Restos mortais de Neruda encaminhados à Espanha para investigação toxicológica


Amostras dos restos mortais do poeta e prêmio Nobel Pablo Neruda, que teve o corpo exumado no dia 8 de abril, serão submetidos a testes toxicológicos na Universidade de Múrcia, na Espanha.

O juiz ordenou o envio para determinar se Pablo Neruda foi envenenado após a afirmação de seu ex-assistente pessoal, Manuel Araya, de que poderia ter sido envenenado por agentes da ditadura de Augusto Pinochet. Oficialmente, a morte do poeta é atribuída ao agravamento de um câncer de próstata.

De acordo com a resolução judicial, o juiz chileno Mario Carroza solicitou "a realização de ações e exames associados à investigação, como Difração de Raios X, Microscopia de Scanning, estudo de proteínas em osso, Estudo de lipídios e lipoproteínas, e todos aqueles que forem necessários para o cumprimento da diligência".

As perícias toxicológicas na Espanha serão realizadas em paralelo às análises que foram solicitadas à Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, para determinar se os restos contêm algum tipo de toxina que possa ter acelerado a morte do poeta.

Fonte: G1. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário