quarta-feira, 24 de julho de 2013

Vazamento de ácido intoxica operários em Goiás

Um vazamento de ácido clorídrico decorrente de uma fissura na tubulação em mina da Anglo American – Nióbio, em Catalão, a 270 quilômetros de Goiânia, na região sul de Goiás, causou a intoxicação de 26 funcionários de uma empresa terceirizada na última segunda-feira (22/07).

Na área onde houve o acidente, de acordo com informações da empresa, estão sendo realizadas obras de ampliação para uma nova forma de extração de Nióbio, um mineral usado principalmente em ligas de aço para a produção de tubos condutores de fluidos.

Segundo informações, todas as vítimas foram socorridas inicialmente por equipes médicas e de segurança do trabalho no local e em seguida levadas a hospitais particulares em Catalão.

No Hospital Nasr Faiad (HNF), 12 pessoas foram atendidas. Uma das vítimas continuava hospitalizada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com quadro estável, até ontem. Já no Hospital São Nicolau, outros 13 funcionários foram atendidos. Destes, sete ficaram internados, mas receberam alta no mesmo dia. Segundo o diretor da unidade de saúde, William André Safatle, eles apresentaram quadro de intoxicação. As vítimas deram entrada nas unidades de saúde apresentando falta de ar, coceiras pelo corpo, vômitos e dor de cabeça.

Através de nota à imprensa, a assessoria da empresa garantiu que a equipe de segurança e de saúde da empresa, “composta por médicos, enfermeiros e demais profissionais, está acompanhando de perto a evolução dos quadros clínicos de todos os colaboradores e está dando a assistência adequada a cada um deles. Além disso, a empresa segue investigando as causas do incidente”.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Catalão (Semac), segundo seu titular, Marcelo Mendonça, está acompanhando todo o trabalho na tentativa de descobrir as causas do acidente na mina da Anglo American.


Nenhum comentário:

Postar um comentário