sexta-feira, 19 de julho de 2013

28ª Dires realiza treinamento de técnicos em manejo e controle de escorpiões

Termina hoje (19/07), no auditório da 28ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), em Senhor do Bonfim, interior da Bahia, o treinamento teórico envolvendo temas com referências aos agravos que os Escorpiões podem levar ao homem. O evento teve início na última quarta-feira (17/07).

O Centro Antiveneno da Bahia (Ciave), em parceria com o Lacen e apoio do Ministério da Saúde, iniciou em 2009 o Projeto de Capacitação para Controle e Manejo de Escorpiões para profissionais de vigilância em saúde da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Diretorias Regionais de Saúde (Dires) e Centros de Controle de Zonoses (CCZ) dos municípios, visando a estruturação do programa para Controle e Manejo de Escorpiões (manejo ambiental) no Estado.

Em 2012, o Ciave realizou o segundo curso, preparando mais técnicos para atuarem como multiplicadores em suas regionais de saúde, a exemplo do técnico da 28ª Dires que está capacitando os profissionais dos nove municípios de abrangência da microrregional de saúde de Senhor do Bomfim.

O treinamento inclui orientações básicas e cuidados preventivos e, após a fase conclusiva da aula, a coordenação do curso realizará treinamento prático sobre o método de captura do escorpião. Neste evento, ainda serão repassados os métodos de identificação das espécies. 

Além disso, a coordenação do programa também irá utilizar a metodologia técnica, passando aos participantes como utilizar mecanismos no controle nas formas: física, biológica e química

Fonte: 28ª Dires e Ciave/Sesab. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário