quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Avaliação de Risco Toxicológico e Aspectos Metodológicos da Abordagem RBCA

Matéria publicada no Intertox nesta quarta-feira (15/12), escrita por Carlos Eduardo, aborda o assunto “Avaliação de Risco Toxicológico e Aspectos Metodológicos da Abordagem RBCA (Risk-based Corrective Action). Confira:

"Nos últimos anos, muitos estudos evidenciaram a toxicidade de substâncias de uso extremamente difundido, e, com isso, muitos governos, tendo como função a proteção de suas populações, desenvolveram-se na questão do risco toxicológico, inserindo programas relacionados à segurança toxicológica; fazendo cooperação com agências reguladoras em estudos de toxicidade e definição de limites de exposição; realizando e revisando ações de caráter regulatório; entre outros. O processo de avaliação de risco toxicológico passou ser primordial no atual contexto mundial da utilização química.

A avaliação de risco, embora seja abordada com diferentes enfoques por determinadas agências e governos, é composta por quatro etapas básicas: identificação do perigo; avaliação dose-efeito e dose-resposta; avaliação da exposição; e por fim, a caracterização do risco. O processo busca estabelecer a probabilidade da ocorrência do efeito tóxico como conseqüência da exposição a um ou mais agentes, e sob as condições do estudo, abre caminhos ao gerenciamento do risco, com medidas de redução/neutralização/controle do risco. A avaliação do risco pode ser feita em local com suspeita/confirmação de contaminação, ou de maneira preventiva, com cenários conservadores, antes da construção de um empreendimento, o que garante à empresa a antecipação de planos de ação concretos para casos de emergências e incidentes químicos futuros."


Fonte: INTERTOX. Leia mais.

2 comentários:

  1. por favor pedimos artigos cientificos.

    ResponderExcluir
  2. Para obtenção dos artigos, favor contactar o corpo técnico da Intertox através do e-mail atendimento@intertox.com.br.

    ResponderExcluir