sábado, 4 de dezembro de 2010

Estudo sobre Cobra Voadora

Foto: Getty Images
No sul e sudeste da Ásia são encontradas cinco espécies de serpentes que vivem em árvores e que são conhecidas como "cobras voadoras". elas pertencem ao gênero Chrysopelea.

Para o biólogo Jake Socha, da Vírgínia Tech, esses curiosos répteis são algo como uma maravilha da biomecânica. A fim de entender como eles fazem e o que eles "fazem", Socha e seus colegas estudaram recentemente as cobras Chrysopelea paradisi ao se lançarem de uma torre de 15 metros de altura.

Quatro câmeras gravaram essas cobras enquanto elas deslizavam. Isso os permitiu criar e analisar reconstruções em 3D das posições do corpo do animal durante o vôo. As reconstruções foram acopladas a um modelo analítico de dinâmicas de deslizamento e às forças que agem sobre o corpo das cobras. As análises revelaram que os répteis, apesar de viajarem até 24 metros até o “pouso”, nunca atingiram um estado de “equilíbrio de deslizamento” – no qual as forças geradas por seus corpos ondulantes neutralizam exatamente a força que empurra esses animais para baixo, fazendo com que os mesmos se movam a uma velocidade constante e em um ângulo constante a partir do horizonte.

Elas manipulam o seu corpo de forma a obter um efeito aerodinâmico. "Parece que elas estão deslizando pelo ar, como um chicote se mexendo para a esquerda e para a direita", disse Jake Socha, principal autor do estudo.

Socha e colegas descobriram que a cobra Chrysopelea paradisi inclina seu corpo cerca de 25 a 30 graus em relação ao fluxo de ar para permanecer com a maior aerodinâmica possível. A maior distância que uma cobra conseguiu percorrer da torre foi cerca de 24 metros.

A pesquisa, financiada pelo Pentágono, pode ser útil para engenheiros que tentam criar veículos mais eficazes em busca e resgate, como um robô rastejante que também seja capaz de voar. "Há muito interesse em criar um pequeno voador; algo que possa chegar ao topo de um prédio e ver o que há ali", disse Socha.

O estudo foi publicado no jornal Bioinspiration and Biomimetics numa edição especial que destaca nove projetos de pesquisa que usam a natureza como guia para melhorar o design de veículos. Os outros estudos incluem pesquisas com lagartixas, gaivotas e beija-flores.

Fonte: IG e HowStuffWorks. Leia mais.                    Vídeo do vôo da Chrysopelea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário